Vivendo à Meia-Lei

Tempo de leitura estimado: 3 mins

Uma coisa da qual eu sempre costumo achar graça é na facilidade com que os seguidores do Livro da Lei usam o porrete. Dá a nítida impressão de que coisas como gentileza, educação, cavalheirismo e consideração são absolutamente proibidas para o Thelemita. Obviamente não são todos e uma grande maioria é de costumazes praticantes desta arte chamada civilidade. Porém uma grande parcela prefere mesmo agir como homens (e mulheres) das cavernas descendo o sarrafo em tudo o que vejam pela frente e que não se enquadre em suas estreitas visões de mundo. E nestas horas eu me pergunto qual seria o motivo de tal comportamento.

Estudemos o típico exemplar desta espécie que eu chamo de pitt-telemita… Costuma ser jovem e esquentado. Vê a si mesmo como uma espécie de entidade supra-humana, à parte e acima do resto dos “pobres mortais”. E com muitas, muitas opiniões sobre tudo e sobre todos; opiniões estas que em geral começam com “eu detesto”, “eu odeio”, “eu desprezo” e por aí vai. Diga-se de passagem, faz questão de empurrar tais opiniões pela goela de quem quer que dê o azar de estar por perto, não dando a mínima para a opinião do outro. Se questionado quanto a isso, negará veementemente, mas se compraz em ver que suas palavras e/ou atitudes chocaram ou aporrinharam alguém. Em suma, é um chato de galochas com um ego hiperdesenvolvido.

Mas o que é que isso tem a ver com Thelema?

Absolutamente nada. Ainda que uma leitura rápida e superficial do Terceiro Capítulo do Livro da Lei possa dar essa impressão, Thelema não se coloca contra a educação e o respeito ao outro. Muito pelo contrário, uma vez que Thelema lida com o conceito de que todo homem e toda mulher é uma estrela, a compreensão da Lei Thelêmica traz implícita uma ideia de igualitarismo e de que respeitar o papel e a posição do outro do mundo é essencial. E ainda mais, uma vez que Thelema, a Vontade, está igualada com Ágape, o Amor, não se pode viver sua Verdadeira Vontade sem que se tenha atingido o conhecimento deste Amor por tudo e por todos, um amor que não comporta a agressão gratuita ou o desrespeito.

A essa compreensão errada da Lei de Thelema eu chamo de viver à Meia-Lei. Ou seja, vive-se apenas parcialmente a Lei, dando atenção apenas à primeira metade do enunciado (“Faze o que tu queres…”), esquecendo-se totalmente da segunda metade (“Amor é a lei…”). Busca-se apenas a satisfação da agressão ao mundo, da necessidade de se impor seus desejos a tudo e a todos, sendo o permanente “dono da cocada preta”. Mas quando chega a parte de amar (e respeitar!) verdadeiramente a todos, mesmo àqueles que pensam e agem de forma diametralmente oposta o motor rateia e essa parte é deixada para lá.

Thelema não comporta preconceitos. Pois preconceitos são apenas mais uma corrente que nos escraviza ao filtrar nossa percepção do mundo em sua maravilhosa e infinita variedade. Thelema não suporta o ódio cego e reativo pois também é uma algema, negando-nos a ação plena e restringindo-nos à mera reação animal. Thelema não suporta a agressão aos conceitos e modos alheios pois tal agressão não passa de invasão à órbita alheia. Thelema não comporta menosprezo ao sagrado alheio pois para o verdadeiro Thelemita tudo é sagrado.

Não, não é fácil ser um Thelemita. Principalmente quando estamos encarcerados em um novelo férreo de correntes que nos tolhem os movimentos da alma e da mente, correntes colocadas por nós mesmos e por fatores como educação social, família e outros, e que nossos egos conservam firmes e fortes. Mas mesmo assim, mesmo totalmente escravizado por seu ego, por seus preconceitos e por sua agressividade reativa, por seu desprezo a tudo o que não seja proveniente de seu próprio ponto de vista ou não lhe sirva como viés de confirmação, o pitt-telemita ainda bate no peito e brada ao mundo “EU SOU UM REI”, olhando à sua volta em busca de supostos escravos para o servirem. Como não os vê, faz de tudo para inventar alguns.

Qual a saída para esta situação, obviamente ridícula? Simplesmente viver Thelema como um todo, tanto Vontade quanto Amor. É buscar despir-se de preconceitos, é respeitar o outro em plenitude, dando-lhe o direito de existir. É buscar Amar plenamente como só um Thelemita pode fazer, pois sabe que seu Amor é apenas uma expressão ativa de sua Vontade.

Mas, infelizmente, falar de Amor para um pitt-telemita não costuma adiantar nada pois tudo o que resultará será um discurso inflamado sobre como ele não precisa disso pois é um Rei e odeia (ou despreza, ou detesta) essa bobagem de amor. Mas não tem problema. Mesmo eles merecem ser respeitados e Amados.


Autor: Frater Horus Menthu

Conheça nossa livraria!
Traduzir
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support