Religião

Thelema é uma "nova religião"?

Cara Soror ,

“Faze o que tu queres será o todo da Lei.”

“Você gostaria de descrever o seu sistema como uma nova religião?” Você, sem dúvida, supôs a questão pertinente; caso isso possa significar nada é é–é–é bem, é o que nós devemos tentar tornar claro.

Verdade, este é um lema da A∴A∴: “Método da ciência — o objetivo da religião.” Aqui a palavra “objetivo” e o contexto ajudam na definição; isto tem que significar a consecução de Conhecimento e Poder nas questões espirituais — ou palavras para este efeito: tão logo alguém seleciona a frase, alguém começa a abrir buracos nela! Já que nós dois sabemos todo o tempo, perfeitamente bem, o que nós queremos dizer.

Mas, certamente, este não é o senso da palavra em sua questão. Nossas mentes devem clarear, como tem frequentemente acontecido, se nós examinarmos isto através das lentes do querido e velho Skeat.

Religião, ele diz, em Latim: religio, piedade. Coletando ou prestando atenção a: religens como oposto a negligens, negligenciando; a atitude de Gallio. Mas isto também implica num sujeitar conjunto, i.e., de ideias; de fato, o “corpo da doutrina”. Não uma expressão ruim. Religião então, é mais ou menos um conjunto de crenças coerente e consistente, com preceitos e proibições deduzidas disto. Mas então lá está o senso no qual Frazer (e Eu) frequentemente usamos a palavra: como em oposição à “ciência” ou à “Magia”. O ponto aqui é que pessoas religiosas atribuem os fenômenos a uma Existência ou Existências postuladas, aplacáveis ou movíveis pela virtude do sacrifício, devoção, ou apelo. Contra tal, a mente mágica ou científica acredita nas Leis da Natureza, concorda que “Se A, então B” — se você faz “assim ou assado”, o resultado vai ser “assim ou assado”, afastadas as interferências arbitrárias. É alegado que Joshua, fez o sol ficar parado por súplica, Hezekiah do mesmo modo fez com que este “retorna-se ao disco de Ahaz”; Willett fez isto colocando o relógio ao contrário, e pegando um Ato do Parlamento para confirmar sua loucura. Petruchio, também “Para que isto seja um relógio eu digo isto é!”. Os dois últimos chegaram próximos do método mágico; ao menos, ao ramo deste que consiste em “enganar as pessoas todo o tempo”. Mas tal operação, se a verdadeira magick fosse empregada, poderia ser além do poder de qualquer magista de meu conhecimento; pois esta poderia bagunçar o sistema solar completamente. (Você lembra como isto aconteceu, e o que veio disto, em uma estória até certo ponto inteligente por H.G. Wells.) Pois verdadeira Magick significa “utilizar um conjunto de forças naturais com vantagem mecânica contra um outro conjunto” — Eu cito, tão próximo quanto a memória serve, Thomas Henry Huxley, quando ele explica que quando ele levanta seu jarro de água — ou seu cotovelo — ele não “desafia Lei da Gravitação.” Pelo contrário, ele usa esta Lei; esta equação forma parte do sistema pelo qual ele eleva a jarra sem derramar a água.

Para sintetizar, nosso sistema é uma religião tanto quanto uma religião signifique um reunir entusiástico de uma série de doutrinas, nenhuma das quais deva de nenhum modo chocar–se com a Ciência e a Magick.

Chame isto de uma nova religião, então, se isto tanto agrada a sua Majestade Graciosa; mas eu confesso que falho em ver o que você irá ganhar fazendo assim, e eu me sinto inclinado a adicionar que você pode facilmente causar bastante mal entendidos, e trabalhar até certo ponto uma travessura estúpida.

A palavra não surge no Livro da Lei.

“Amor é a lei, amor sob vontade.”

Seu fraternalmente,
666

Conheça nossa livraria!
Traduzir
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support