Práticas Thelêmicas

A disciplina ritualística dos Thelemitas

Principais Ritos

Em termos da práticas mágicka e ritualística do Thelemita, há espaço para cada um escolher aquilo que considere mais apropriado ao seu perfil.

No entanto, há certas cerimônias e práticas que podem ser descritas como gerais. Crowley compôs algumas diretrizes ou programas. Em Liber Aleph ele descreve os seguintes “Meios prescritos em nossos Livros Sagrados” para serem constantemente observados:

Não neglicencies jamais as quádruplas Adorações do Sol em suas quatro Estações, pois desta forma tu afirmas teu Lugar na Natureza e suas Harmonias. (Liber Resh)

Não negligencies a Execução do Ritual do Pentagrama, e a Assunção da Forma de Hoor–pa–Kraat. (Liber O)

Não negligencies o Milagre diário da Missa, quer pelo rito da Igreja Católica (Liber XV) Gnóstica, quer por aquele da Fênix (Missa da Fênix).

Não neglicencies a execução da Missa do Espírito Santo, como a Natureza Mesma te incita.

Viaja também no Empíreo em teu Corpo de Luz, buscando sempre Habitações mais ígneas e mais lúcidas.

Por último, exercita constantemente os Oito Membros de Yoga. E assim tu chegarás ao Fim.

Em Magick em Teoria e Prática, há um programa com ênfases ligeiramente diferentes. Primeiramente recomenda–se Yoga pelo método explicado na “Parte I” do Livro Quatro (Book 4). Então são listados os “mais importantes exercícios” de Magick, como segue:

  • A fortificação do Corpo de Luz pela prática constante de rituais ou pela assunção de Formas-Deuses, e pelo uso correto da Eucaristia.
  • A purificação, consagração e exaltação desse Corpo pelo uso de rituais de invocação.
  • A educação deste Corpo pela experiência. Ele precisa aprender a viajar para qualquer plano; a vencer qualquer obstáculo que possa confrontar. Essa experiência precisa ser tão sistemática e regular quanto possível; para o que não é de uso simplesmente viajar às esferas de Júpiter ou Vênus, ou mesmo explorar os 30 Aethyrs, negligenciando os meridianos não-atraentes.

Adicionalmente a esses programas, há outras práticas básicas geralmente envolvidas com Thelema. A primeira delas é o Diário Mágicko. “É melhor falhar na cerimônia mágicka do que falhar ao escrever um relato apurado dela” (Book Four). O segundo é o curto ritual conhecido como “Will”, ou “Dizer a Vontade” antes da principal refeição do dia. Essa prática consiste em declarar como objetivo consciente (geralmente por conta de um diálogo) que é da vontade do indivíduo comer e beber para fortalecer seu corpo para que assim ele possa realizar a Grande Obra.

De forma geral, estas são as principais práticas recomendadas aos membros pela O.T.O.:

  • Ritual Menor do Pentagrama
  • Ritual Maior do Pentagrama
  • Ritual do Rubi Estrela
  • Ritual da Safira Estrela
  • Liber Resh
  • Adorações Lunares
  • Yoga / Meditação
  • Anotação do Diário Mágicko
Conheça nossa livraria!
Traduzir
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support