Liber II

A Mensagem de Mestre Therion

Aleister Crowley

"Faze o que tu queres será o todo da Lei."
"Não há Lei além de Faze o que tu queres."

"A palavra da Lei é Θελμα."

Θελμα - Thelêma - significa Vontade. A Chave desta Mensagem é esta palavra: Vontade. O primeiro significado óbvio desta Lei é confirmado por antítese: “A palavra de Pecado é Restrição.”

Novamente: “tu não tens direito senão fazer tua vontade. Faze isso, e nenhum outro dirá não. Pois vontade pura, desembaraçada de propósito, liberta do desejo de resultado, é em todo modo perfeita”

Considera isto cuidadosamente; parece insinuar uma teoria de que, se todos os homens e todas as mulheres fizessem a vontade deles e delas - a verdadeira vontade - não haveria conflito. “Todo homem e toda mulher é uma estrela”, e cada estrela move-se dentro de uma órbita determinada sem interferência. Existe lugar para todos; é apenas a desordem que cria confusão.

A partir destas considerações, deve ficar claro que “Faze o que tu queres” não quer dizer “Faze o que tu gostas”. A lei é a apoteose da Liberdade; mas é também a mais estrita das injunções.

Faze o que tu queres - então, faze nada mais. Não deixes que coisa alguma te desvie dessa tarefa austera e santa. A liberdade para fazer a tua vontade é absoluta; mas procura fazer qualquer outra coisa e instantaneamente obstáculos irão levantar-se. Todo ato que não está definitivamente no curso daquela órbita única é um ato errático e um empecilho. A vontade não pode ser duas, mas uma.

Nota, além disto, que essa vontade não deve ser apenas pura, isto é, única, como foi explicado acima; deve também ser “desembaraçada de propósito”. Esta expressão estranha deve nos fazer pausar. Pode significar que qualquer propósito naquela vontade a viciaria; claramente o “desejo de resultado” é uma coisa da qual a vontade deve ser livre.

Mas a frase também pode ser interpretada como se fosse lida “com propósito desembaraçado”, isto é, com energia incansável. A concepção é, portanto, a de um movimento eterno, infinito e inalterável. Isto é Nirvana, somente dinâmico em vez de parado, o que vem, no fim, a ser a mesma coisa.

A tarefa prática e óbvia do magista é, então, descobrir qual é realmente a sua vontade, para que ele possa realizá-la desta maneira; e ele pode conseguir isto de um modo melhor através das práticas de Liber Thisarb, ou de outras que possam, de tempos em tempos, ser apontadas.

Tu deves:

  • Descobrir qual é a tua Vontade
  • Realizar essa Vontade com:

    1. unidade de objetivo;
    2. desprendimento;
    3. paz.

Então, e somente então, tu estás em harmonia com o Movimento das Coisas; tua vontade parte da, portanto é igual à - Vontade de Deus. E, posto que a vontade é apenas o aspecto dinâmico do ser, e já que dois seres diferentes não podem possuir vontades idênticas, então, se a tua vontade é a vontade de Deus, Tu O és.

Há apenas uma outra expressão a explicar. Em outra parte está escrito, certamente para o nosso conforto: “Amor é a lei, amor sob vontade.”

Isto significa que, enquanto a Vontade é a Lei, a natureza dessa Vontade é Amor. Mas este Amor é como um subproduto daquela Vontade; não contradiz nem substitui aquela Vontade; e se, em qualquer crise, contradições aparentes se erguerem, é a Vontade que nos guiará corretamente. Vê: enquanto n’O Livro da Lei há muito escrito sobre o Amor, não existe nele nada de Sentimentalismo. O Ódio mesmo é quase como o Amor! “Como irmãos lutai!”. Todas as raças másculas do mundo compreendem isto. O Amor de Liber Legis é sempre ousado, viril, mesmo orgástico. Existe delicadeza, mas é a delicadeza da força. Poderosa, e terrível, e gloriosa como é, entretanto é apenas a flâmula sobre a sagrada lança da Vontade, a inscrição damascena na lâmina das espadas dos Monges-Cavaleiros de Thelema.

Amor é a lei, amor sob vontade.

Conheça nossa livraria!
Traduzir
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support