O Sistema da O.T.O.

Entenda o sistema de Graus Iniciáticos da Ordem

Estrutura Iniciática

"Quem nos chama Thelemitas não irá cometer erro,
se examinar a palavra de perto.
Pois existem nela Três Graus, O Eremita, e o Amante,
e o homem da Terra. Faze o que tu queres será o todo da Lei."
Liber AL I:40

Todo homem e mulher livre, maior de idade e de bons costumes tem direito inalienável aos três primeiros graus da O.T.O., embora não necessariamente de acordo com o estabelecido por seu próprio cronograma pessoal. A Iniciação só pode ser conferida através de uma cerimônia física, conduzida por um Iniciador ou uma Iniciadora autorizados. Para mais informações sobre como requerer afiliação a O.T.O., ver a seção "Como se Iniciar" aqui em nosso site.

A estrutura da O.T.O. é baseada numa série de graus, divididos entre as Tríades do Homem da Terra, dos Amantes e do Eremita. Nos rituais de Iniciação a esses graus, a Ordem busca instruir a pessoa nos mistérios da Natureza através de alegorias e símbolos, auxiliando cada Iniciado e Iniciada na descoberta e entendimento de sua verdadeira identidade. Essa estrutura, como um todo, é abaixo apresentada:

O Grau do
Homem da Terra

(A Terceira Tríade)
Minerval Os "Graus
do Oásis"
Misteria Mistica Maxima
Mulher e Irmã
Homem e Irmão
II° Magista
III° Mestra Magista
Mestre Magista
IV° Perfeita Magista e Companheira do Sagrado Arco Real de Enoch
Perfeito Magista e Companheiro do Sagrado Arco Real de Enoch
PI Perfeita Iniciada ou Princesa de Jerusalém
Perfeito Iniciado ou Príncipe de Jerusalém
Fora das Tríades DEW/
KEW
Dama do Leste e do Oeste
Cavaleiro do Leste e do Oeste
O Grau do
Amante

(A Segunda Tríade)
Princesa Soberana Rosa-Cruz e Dama do Pelicano e da Águia
Príncipe Soberano Rosa-Cruz e Cavaleiro do Pelicano e da Águia
Dama da Águia Vermelha e Membra do Senado dos Cavaleiros Filósofos Herméticos
Cavaleiro da Águia Vermelha e Membro do Senado dos Cavaleiros Filósofos Herméticos
VI° Ilustre Dama (Templária) da Ordem de Kadosh e Companheira do Santo Graal
Ilustre Cavaleiro (Templário) da Ordem de Kadosh e Companheiro do Santo Graal
Grande Inquisidora Comandante e Membra do Grande Tribunal
Grande Inquisidor Comandante e Membro do Grande Tribunal
Princesa do Segredo Real
Príncipe do Segredo Real
VII° Theoretica e Mui Ilustre Grande Inspetora Geral Soberana
Theoreticus e Mui Ilustre Grande Inspetor Geral Soberano
Maga da Luz e Bispa da Ecclesia Gnostica Catholica
Magus da Luz e Bispo da Ecclesia Gnostica Catholica
Grande Mestra da Luz e Inspetora dos Ritos e Graus
Grande Mestre da Luz e Inspetor dos Ritos e Graus
O Grau do
Eremita

(A Primeira Tríade)
VIII° Perfeita Pontífice dos Illuminati
Perfeito Pontífice dos Illuminati
Epopt dos Illuminati
IX° Iniciada do Santuário da Gnose
Iniciado do Santuário da Gnose
Regina Summa Sanctissima
Rex Summus Sanctissimus
XI° Iniciado(a) do Décimo-Primeiro Grau (este Grau é técnico e não possui relação com o plano geral da Ordem)
XII° Soror Superiora e Cabeça Externa da Ordem
Frater Superior e Cabeça Externo da Ordem

Os graus da Tríade do Homem da Terra seguem um padrão baseado no simbolismo dos Chakras, além de encenar o Caminho do Indivíduo na Eternidade. No grau 0°, o Ego, um deus errante, é atraído para o Sistema Solar. O Grau de Minerval (0°) é introdutório à Ordem. Nele, o(a) aspirante é considerado um(a) Hóspede e poderá conhecer o trabalho da O.T.O. e decidir se tornar ou não um membro pleno dela, além de permitir que padrinhos em potencial o(a) avaliem e escolham lhe dar auxilio em seus passos seguintes. No grau I° vive–se a experiência do Nascimento. O Primeiro Grau (I°) define ao Iniciado e à Iniciada a condição de Irmão ou Irmã da Ordem. Embora possa se desligar da O.T.O., o elo espiritual criado entre Iniciado(a) e Ordem durante a cerimônia de Iniciação irá permanecer durante toda a vida da pessoa. No grau II°, o homem ou a mulher experimentam a Vida. O grau III° representa a Morte e o IV° o mundo além da morte. No grau de P.I., a pessoa Iniciada adquire simbolicamente a Perfeição e todo o ciclo se dirige para a Aniquilação. Além do grau de P.I., o avanço se dá apenas através de convite.

Iniciados e Iniciadas do grau intermediário de K.E.W. (Cavaleiro do Leste e Oeste / Amazona do Leste e Oeste) podem ser ordenados ao Sacerdócio da Ecclesia Gnostica Catholica. A Consagração Episcopal da E.G.C. é conferida como parte do Sétimo Grau. O Décimo Grau (X°) se refere ao Rei ou Rainha da O.T.O. num determinado país, no caso de haver nele uma Grande Loja. Nos rituais do V° ao IX° grau estão contidas instruções sobre a Maestria da Vida: filosofia hermética, Cabala, Magick e Yoga preparam o Iniciado e a Iniciada para a revelação e aplicação do Supremo Segredo da Ordem.

Ordens Independentes

A O.T.O. e a Maçonaria

A Ordo Templi Orientis foi fundada a partir de uma série de ritos regulares e irregulares da Maçonaria há mais de um século atrás. Contudo, em 1918 e.v., sob a liderança de Aleister Crowley, a Ordem passou por uma reestruturação de sua estrutura simbólica e iniciática para adequar–se aos preceitos de Thelema, tornando–se assim um sistema filosófico e iniciático único, soberano e independente, totalmente alinhado com a Lei do Novo Aeon. Como herança histórica, existe ainda um legado maçônico na nossa estruturação em graus sucessivos, bem como na nomenclatura dos Graus. No entanto, a abordagem dos Graus da O.T.O. nada mais tem com a Maçonaria, do mesmo modo que os ritos, formas de reconhecimento e insígnias foram transformados de modo a fazerem jus à Lei de Thelema, sem violar os mistérios ou direitos soberanos maçônicos. Sendo assim, a posse de graus ou títulos maçônico não dá direito a quaisquer graus, títulos, concessões ou privilégios dentro da Ordo Templi Orientis e vice versa.

A O.T.O. e a Astrum Argentum (A∴A∴)

Ainda que sejam as principais organizações iniciáticas Thelêmicas, não há uma ligação formal entre a O.T.O. e a A∴A∴, suas estruturas iniciáticas, de funcionamento e administrativas são totalmente independentes. Ainda assim, são consideradas como Ordens Irmãs e muitas vezes vistas como complementares, uma vez que, enquanto a O.T.O. trabalha em um contexto social e grupal, a A∴A∴ trabalha em uma relação direta mestre/discípulo.

Contudo, é um erro muito comum a visão de que a O.T.O. seria uma "ordem externa" ou "exotérica" enquanto a A∴A∴ seria uma "ordem interna" ou "esotérica".  Ambas as Ordem trabalham transmitindo seus Mistérios e Segredos apenas a seus iniciados, através de suas cerimônias e tradição oral.

Conheça nossa livraria!
Traduzir
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support