A Estela da Revelação

História e tradução

estela da revelação

A Estela da Revelação (registrada como Estela de Ank-ef-en-Khonsu) é uma estela de madeira pintada localizada no Cairo, Egito e é um exemplo bastante típico de uma estela de oferenda tebana do final do Terceiro Período Intermediário.  Foi descoberta em 1858 por François Auguste Ferdinand Mariette como parte de um grande sítio funerário de sacerdotes de Montu em Dayr al-Bahri, no templo mortuário do Faraó da 18ª Dinastia Hatshepsut, localizado em Dayr al-Bahri como parte de um grande sítio funerário de sacerdotes de Montu em Dayr al-Bahri, e incluía o caixão do dedicante.

Foi originalmente feita para o sacerdote de Montu Ankh-ef-en-Khonsu , e foi encontrada perto do conjunto de caixão de dois sarcófagos e dois caixões internos antropomórficos. Datada de cerca de 680-70 aC, o período do final da 25ª Dinastia / início da 26ª Dinastia . Originalmente localizada no antigo Museu Bulaq sob o número de inventário 666, a estela foi transferida por volta de 1902 para o recém-inaugurado Museu Egípcio do Cairo (número de inventário A 9422; Registro Temporário Número 25/12/24/11), onde permanece até hoje.

A estela é feita de madeira e coberta com uma camada de gesso pintado. Mede 51,5cm de altura e 31cm. Na frente, Ankh-ef-en-Khonsu pode ser visto como um sacerdote de Montu apresentando oferendas ao deus com cabeça de falcão Ra-Harakhty ("Rá-Horus dos Dois Horizontes"), uma forma sincrética dos deuses Ra e Horus, que está sentado em um trono. O símbolo do oeste, o lugar dos Mortos, é visto atrás de Ra-Harakhty. Acima das figuras está uma representação de Nut, a deusa do céu que se estende de horizonte a horizonte. Diretamente abaixo dela está o Disco Solar Alado, Hórus de Behdet.

A estela é pintada em ambas as faces com textos egípcios, alguns dos quais são o capítulo 91 do Livro Egípcio dos Mortos , enquanto a parte de trás da estela registra onze linhas de texto dos capítulos 30 e 2.

A designação deste objeto como a Estela da Revelação foi dada em abril de 1904 por Aleister Crowley, em conexão com o Livro da Lei. Segundo Crowley, Rose Kelly já havia relatado uma revelação do deus Hórus, por meio do mensageiro Aiwass. O casal foi ao recém-inaugurado Museu Egípcio (para onde a estela havia sido movida), para ver se ela reconhecia Hórus na segunda-feira, 21 de março de 1904. Rose reconheceu uma imagem do deus nesta estela pintada..

De acordo com Crowley, a estela retrata as três divindades principais de Thelema: Nuit (Egípcio: Nut), Hadit (Egípcio: Behdety) e Ra-Hoor-Khuit (Egípcio: Rá-Harakhty).

Crowley afirma que jantou com o egiptólogo Émile Charles Albert Brugsch Bey, curador do Museu Bulaq para discutir a estela sob sua responsabilidade e providenciar a confecção de um fac-símile. De acordo com Crowley , o curador assistente francês de Brugsch traduziu o texto hieroglífico da estela. Em 1912, uma segunda tradução foi para Crowley por Alan Gardiner e Battiscombe Gunn.

 

Frente

[A1] Abaixo do Disco Solar Alado : (Ele de) Behdet, o Grande Deus, Senhor do Céu

[A2–A3] Acima de Ra-Harakhty: Re-Harakhty , Chefe dos Deuses

[A4–A8] Acima de Ankh-ef-en-Khonsu: O Osiris , Servo de Deus de Montu, Senhor de Waset , Abridor da Porta-folhas do Céu no Mais Seleto dos Lugares , Ankh-ef- en-Khonsu, Voz

[A9] Abaixo da mesa de oferendas: (milhares de) Pão e cerveja, gado e aves

[B1–B5] Texto principal: [B1] Palavras faladas por Osíris , Servo do Deus Montu, Senhor de Waset, Abridor das Portas do Céu no Mais Seleto dos Lugares, Ankh-ef-en-Khonsu, [B2] Verdadeiro de Voz: "Ó Exaltado! que ele seja louvado, Grande das Manifestações, o grande Ba a quem [B3] os deuses temem, e que aparece em seu grande trono, faça o caminho do Ba, do Akh, e da Sombra, pois estou equipado para que possa brilhar nele [B4] (como) um equipado. Faça para mim o caminho para o lugar em que Rá, Atum, Khephra, e Hathor estão ." Ó Osiris, Servo do Deus Montu, Senhor de Waset, [B5] Ankh-ef-en-Khonsu, Voz, filho do mesmo intitulado Ba-sa-en-Mut, nascido da Cantora de Amon-Re, Senhora da Casa, Ta-nesh.

 

Verso

[C1] Palavras ditas por Osíris, Servo do Deus Montu, Senhor de Waset, Ankh-ef-en- [C2] Khonsu, Verdadeiro da Voz: "(Ó) meu coração de minha mãe [2x], (Ó) meu coração enquanto eu existia [C3] na terra, não fique contra mim como testemunha, não se oponha a mim em [C4] o tribunal, não seja hostil contra mim na presença do Grande Deus, Senhor do Oeste. [C5] Embora eu tenha unido (eu mesmo) à terra do grande lado ocidental do Céu, que eu floresça na terra!" [C6] Palavras faladas por Osiris, o stolist de Waset, Ankh-ef-en-Khonsu, Verdadeiro de Voz: Ó (você que é) Único [C7] de Braço, que brilha como a lua, o Osíris, Ankh-ef- [C8] en-Khonsu, sai de suas multidões, [C9] (O) libertador daqueles que estão dentro da luz do sol, abra para ele [C10] o Duath , de fato, o Osiris, Ankh-ef-en-Khonsu que sai em [C11] dia a fim de fazer tudo o que lhe agradava na terra entre os viventes".

Conheça nossa livraria!
Traduzir
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support