Shabat vel Thelema

Tempo de leitura estimado: 4 mins

Oriunda da tradição judaica, a cerimônia de Shabat destina-se a celebrar o último dia da Criação, que, dentro do pensamento cabalístico, é o tempo atual, quando o Ser Humano assume a responsabilidade pela continuidade desta Criação no lugar da Divindade, que se retira “para descansar”. É também um ritual que busca comemorar a mítica libertação do povo judaico do cativeiro egípcio, assumindo, assim, um caráter de celebração da liberdade. Ao tomar o sábado para descanso, o judeu indica ser um homem livre, uma fez que escravos não possuem dias de folga. Adicionalmente, é também um momento de congregação da família, quando todos se reúnem ao redor das velas para celebrarem em comunhão.

O presente ritual mantém a estrutura ritualística do Shabat tradicional mas verte-o para o pensamento Thelêmico. Da mesma forma, reunimo-nos com nossos entes queridos para celebrar a responsabilidade de nossas próprias vidas enquanto divindades criadoras de nossos próprios caminhos individuais e da liberdade que colocamos uns para os outros ao nos cumprimentarmos com a Lei de Thelema.

Preparação

  1. O Tempo: o ritual deve ser realizado ao pôr do Sol de sexta-feira, início do Dies Saturnii,
  2. O Templo: qualquer aposento que tenha uma janela pode ser usada como Templo, mas as luzes devem estar apagadas, a única iluminação deve vir da janela; não devem ser usadas luzes artificiais; em algum ponto, próximo ao altar, está uma bacia de água e uma toalha.
  3. O Altar: situa-se à Oeste; deve estar coberto por um pano branco; na parte de trás está a Estela da Revelação; à sua frente, o Livro da Lei fechado; ao lado destes, duas velas brancas, apagadas; na parte da frente, uma Taça de vinho tinto e uma pátena com uma côdea de pão (preferencialmente, ázimo) e um pequeno recipiente com sal.
  4. O/A Oficiante: não necessita o uso de robe cerimonial mas deve portar algum adorno de representação solar (roupas em cores solares, joias com símbolos solares etc.); posta-se à frente do Altar, virado para ele.
  5. Os/As Presentes: postam-se atrás do Oficiante. Caso não hajam outras pessoas presentes, o/a Oficiante pode executar o rito sozinho(a), realizando todas as partes por si.

O Rito

  1. O/A Oficiante acende as velas e toma o Livro da Lei, segurando-o contra o peito. Vira-se para os Presentes. Faz o Sinal de Saudação: corpo e cabeça eretos, mão esquerda sobre o peito, mão direita aberta, erguida em esquadro com o polegar afastado.
  2. OFICIANTE: Faze o que tu queres será o todo da Lei.
  3. PRESENTES (retribuindo o Sinal): Amor é a lei, amor sob vontade.
  4. TODOS: AUMGN. AUMGN. AUMGN.
  5. OFICIANTE: Reunimo-nos aqui em Celebração de nossas Vontades e Demonstração de nossa Disciplina e Liberdade, comemorando nossas Vidas nos Auspícios de Saturno.
  6. TODOS: Ave, Thelema!
  7. O/A Oficiante volta-se para o Altar e recoloca o Livro da Lei.
  8. OFICIANTE: Acima, o azul gemado é / O esplendor nu de Nuit; / Ela se curva em êxtase para beijar / Os ardores secretos de Hadit. / O globo alado, o azul estrelado, / São meus, Ó Ankh-af-na-khonsu!
  9. TODOS: Que assim seja!
  10. O/A Oficiante toma a bacia de água e a toalha e as leva até os Presentes. Cada um lava e seca suas mãos. O/A Oficiante por último. Devem-se retirar anéis, pulseiras etc. para que a água cubra totalmente as mãos.
  11. OFICIANTE (apontando para o pão): Eis a Vida, o Fruto, o Sustento. Ave, Thelema!
  12. OFICIANTE (apontando para o vinho): Eis a Alegria, o Consolo, a Inspiração e o Êxtase. Ave, Thelema!
  13. O/A Oficiante parte o Pão, em quantas partes hajam pessoas Presentes, e se afasta do Altar.
  14. Cada um dos Presentes aproxima-se do altar, toma um pedaço de Pão e uma pitada de sal, colocando-a sobre o Pão. Segura a Taça na mão esquerda e o Pão na direita. Volta-se para todos.
  15. PARTICIPANTE (virando-se para todos): Aqui proclamo minha Vida, una, individual e eterna, que foi, é e será!
  16. TODOS: Ave, Thelema!
  17. A Pessoa consome o Pão e um gole do Vinho, coloca a Taça de volta no Altar e volta a seu lugar.
  18. Todos fazem isso, o/a Oficiante por último, esvaziando a Taça.
  19. OFICIANTE (Voltado para o Altar): Oremos!
  20. TODOS: Eu sou o Senhor de Tebas, e Eu / O inspirado orador de Mentu; / Para mim se desvela o velado céu, / O morto por si mesmo Ankh-af-na-khonsu / Cujas palavras são verdade. Eu invoco, Eu saúdo / Tua presença, Ó Ra-Hoor-Khuit! / Unidade máxima manifestada! / Eu adoro o poder de Teu sopro, / Supremo e terrível Deus, / Que fazes os deuses e morte / Tremerem diante de Ti: — / Eu, Eu te adoro! / Aparece sobre o trono de Ra! / Abre os caminhos do Khu! / Ilumina os caminhos do Ka! / Os caminhos do Khabs percorre / Para agitar-me ou apaziguar-me! / Aum! que isto me mate! / A luz é minha; seus raios consomem / a Mim: eu fiz uma porta secreta / Para dentro da Casa de Ra e Tum, / De Kephra e de Ahathoor. / Eu sou teu Tebano, Ó Mentu, / O profeta Ankh-af-na-khonsu! / Por Bes-na-Maut no meu peito Eu bato; / Pelo sábio Ta-Nech o meu feitiço Eu teço. / Mostra teu esplendor estrelado, Ó Nuit! / Convida-me à tua Casa para morar, / Ó alada serpente de luz, Hadit! / Habita comigo, Ra-Hoor-Khuit!
  21. OFICIANTE: Possa nossa Vontade ser cumprida, pela força de nossa Disciplina. Seja o Sacrifício sustentado pela Alegria. Possa a Realização ser feita plena.
  22. TODOS: Ave, Thelema!
  23. Todos se retiram, deixando as velas queimarem até o fim.

Nota: sugere-se que ao final do Rito, todos participem de uma refeição em comum.

O Sacrifício

Cada Participante (incluindo o/a Oficiante) deve estabelecer um exercício de disciplina que deverá ser mantido desde o final do ritual até o pôr do Sol de sábado. Exercícios sugeridos podem ser privar-se de algum prazer como bebida ou algum tipo de comida, não realizar alguma ação, controlar um determinado estado mental, não utilizar uma determinada palavra etc.


Autor: Frater Hrw

Conheça nossa livraria!
Traduzir
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support