Samhain Online

Tempo de leitura estimado: 2 mins

Faze o que tu queres será o todo da Lei.

Seguindo a Roda do Ano dos sabás (girando pela Roda Sul), estamos chegando em Samhain. A celebração marca o início do ano para muitas linhagens de bruxaria e tem origem no festival gaélico de mesmo nome, que marcava o fim da temporada de colheitas e o início da “metade mais sombria” do ano.

Nas tradições de bruxaria, o Samhain é quando o Deus morre, provendo a última das colheita iniciadas no Lammas / Lughnasad. O outono já está presente, e o inverno se aproxima. É o período do ano em que o véu entre o mundo dos vivos e o mundo dos mortos se torna mais fino. É época de honrar os ancestrais, de lembrar deles e de suas vidas, e de iluminar o caminho para que os espíritos que ainda estão presos encontrarem o caminho para partirem para o Outro Mundo, ou a Terra do Verão.

Dando seguimento às nossas celebrações da Roda do Ano no Oásis Quetzalcoatl, mas em vista da situação de pandemia de COVID-19 em que nos encontramos, vamos fazer uma celebração por videochamada no sábado, dia 2 de maio, às 18h (confira em nosso Calendário de Eventos).

Tentando lidar com o desafio de se conduzir um rito online, mas com a necessidade de nos unirmos nesse momento crítico em que nos encontramos e trabalhar esse sabá tão importante na Roda e simbólico para nossa situação, bolamos um formato que mescla uma condução individual do rito com uma participação coletiva de queima do que se quer deixar para trás, uma meditação guiada, e uma divinação coletiva.

Este será um evento online coletivo não apenas para os membros do Oásis Quetzalcoatl mas também para todos os membros da Ordo Templi Orientis e convidados que desejem participar. Se você está interessado em se juntar a nós nesta celebração escreva para nossa Secretaria (secretaria@quetzalcoatl-oto.org) pedindo participação.

Os itens necessários para participar ativamente da queima do rito são:

  • Caldeirão: pode ser um recipiente de metal, de barro, algo onde você possa queimar um papel dentro
  • Uma vela pequena para ser acesa dentro do caldeirão, ou álcool de cereais.
  • Um pedaço de papel e caneta para escrever o que se quer deixar para trás

Preze sempre pela segurança e se não for possível ou seguro queimar algo junto ao rito, trabalhe com visualização, rasgue-o em pedaços e devolva à Terra, ou exerça sua criatividade de outras formas!

Convidamos vocês a começar a trazer, à sua forma, os elementos do sabá para sua vida. Trabalhar a ancestralidade, a memória, e ao mesmo tempo marcar esse renascimento coletivo em um mundo completamente novo. Colocar para fora as coisas desnecessárias e se preparar pra um inverno bem rigoroso. Atividades comuns de Samhain são montar altares para honrar sua ancestralidade (da forma que você entendê-la), preparar refeições que seus ancestrais gostavam para um jantar em sua honra.

Amor é a lei, amor sob vontade

Conheça nossa livraria!
Traduzir
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support