Os Livros de Sabedoria

Tempo de leitura estimado: 6 mins

CONCEITO

Em Hebraico, o termo por nós traduzidos por “sabedoria” é “hakam”, cujos significados originais eram: habilidade manual e artística, arte de governar, arte da magia e da adivinhação, velhacaria astuta e manhosa.

Dentro dos livros de Sabedoria, além de aparecer muitas vezes personificada e algumas vezes hipostenizada, a Sabedoria é um modo de proceder e agir com prudência e reflexão, com conhecimento de causa e com habilidade. É através dela que a pessoa se integra na ordem universal, se apoderando do mundo e dominando a vida, mesmo que, muitas vezes, este domínio se dê pelo abandono das coisas do mundo.

A Sabedoria se ocupa com a vida em toda a sua extensão e atua em todos os domínios da existência.

A Sabedoria pode ser obtida pelo estudo da Tradição, pela educação, pela própria experiência ou brotar do interior do homem, como indica o uso freqüente do termo “leb”, “coração”, dentro dos textos.

O contrário de tudo isto é um desordem correspondente, presente no centro vital do homem, e que se faz sentir, antes de tudo, em seu comportamento e também nos seus desatinos e em suas atitudes arrogantes.

ALIENAÇÃO E APROXIMAÇÃO DA SABEDORIA

O Estado de Alienação:

Uma grande inquietação foi imposta a todo homem, e um pesado jugo acabrunha os filhos de Adão, desde o dia em que saem do ventre materno, até o dia em que retornam à mãe de todos nós: suas perplexidade e os temores de seu coração, a apreensão do que esperam e o dia derradeiro; desde o que se senta em trono magnífico, até o que se deita no pó e na cinza; desde o que se veste de púrpura e ostenta coroa, até aquele que só se cobre de pano, há furor e ciúme, inquietação e perplexidade, e temor da morte, e cólera, e querela persistente.

Ele repousa um pouco, tão pouco que é como se não repousasse; e no mesmo sono, como uma sentinela em serviço, é transtornado pelas visões de seu espírito, como um homem que escapou do campo de batalha; no momento mais extremo, ele acorda e admira-se que o seu temor dê em nada.

Assim acontece a toda criatura, homem ou animal, mas para os pecadores é sete vezes pior: a morte, o sangue, as querelas, a espada, as opressões , a fome, a ruína e os flagelos, foram todos criados para os maus, e foi por causa deles que veio o Dilúvio.

Tudo o que vem da terra voltará à terra, como todas as águas regressam ao mar.

Ben Sirach – Sabedoria

A Percepção do Estado de Alienação

Vaidade de vaidades, diz o pregador, vaidade de vaidades! Tudo é vaidade.

O que foi, isto é o que há de ser, e o que se fez, isso se tornará a fazer; de modo que nada há novo debaixo do sol. Há alguma coisa de que se possa dizer: Vê, isto é novo? Já foi nos séculos passados, que foram antes de nós. Já não há lembrança das coisas que precederam; e das coisas que hão de ser também delas não haverá lembrança, nos que hão de vir depois.

E apliquei o meu coração a conhecer a sabedoria e a conhecer os desvarios e as loucuras, e vim a saber que também isto era aflição de espírito. Porque na muita sabedoria há muito enfado; e o que aumenta em ciência, aumenta em trabalho.

Disse eu ao meu coração: Ora vem, eu te provarei com a alegria: portanto goza o prazer; mas eis que isto também vaidade.Do riso disse: estás doido; e da alegria: De que serve esta?

Pelo que aborreci esta vida, porque a obra que se faz debaixo do sol me era penosa; sim, tudo é vaidade e aflição de espírito.Também eu aborreci todo o meu trabalho, em que trabalhei debaixo do sol, visto que como eu havia de deixá-lo ao homem que viesse depois de mim.E quem sabe se será sábio ou tolo?

Os olhos do sábio estão na sua cabeça, mas o louco anda nas trevas; também então entendi eu que o mesmo lhes sucede a todos.Como acontece ao tolo, assim me sucederá; pôr que então busquei eu mais sabedoria? E como morre o sábio assim morre o tolo!

Todos vão para um lugar, todos são pó, e todos ao pó tornarão.

Eclesiastes

A Universalidade da Sabedoria

Os textos acima já indicam um aspecto universal da sabedoria, ao definir o fim comum, e os comuns sofrimentos de que todos os homens, sejam eles sábios ou tolos, padecem.O texto do Eclesiastes indica o limite que a sabedoria deste mundo pode atingir, que é o desencanto com o próprio mundo.Para o místico, entretanto, este estágio é o prenúncio para a busca daquilo que transcende o mundo, e que, inclusive, faz com que este seja visto com novos olhos.O desencanto com os aspectos mundanos da vida (“vaidades de vaidades”) pode ser visto no Tratado da Piscina como sendo um alcance espiritual importante e necessário para que haja a possibilidade de contato com o divino. Nos textos abaixo, extraídos da Sabedoria de Salomão, a busca da Sabedoria é descrita com contornos religiosos e místicos, que levam o homem para além do estado de alienação. A primeira etapa do processo é justamente a consideração do caráter universal da Sabedoria, aqui visto de forma positiva, como possibilidade aberta a todos.

Eu também sou um mortal, como todos os homens, e descendo do primeiro homem que surgiu da terra, e fui moldado no ventre de minha mãe, solidificado no sangue em dez meses, da semente de um homem e do prazer do casamento.

Porque nenhum rei teve outro início na existência: para todos a entrada na vida é a mesma e a partida semelhante.

A Aceitação da Limitação Humana

Tendo descoberto o caráter universal da Sabedoria, ou seja, percebendo que ela está aberta todos os homens, e tendo noção do seu aspecto transcendente, que está além do alcance humano, o homem então pede, implora, ora para que a Sabedoria venha a ele:

Pôr isso implorei, e a inteligência me foi dada; eu clamei e o espírito da sabedoria veio a mim.

Esta Sabedoria transcende os limites do mundo, por isso nada pode ser comparado a ela.

A Manutenção da Sabedoria

Para se manter no gozo da Sabedoria, o homem deve dar a ela o valor e a importância devidos. Mais do que isto, ele deve ter para com ela uma relação de amor:

Eu a preferi aos cetros e tronos, e reputei a riqueza sem valia a ela comparada.

Não julgo a pedra preciosa igual a ela, porque todo o ouro ao lado dela é apenas um pouco de areia, e porque a prata diante dela não é mais do que lama.

Eu a amei mais do que a saúde e a beleza, e a preferi à claridade do sol, porque o fulgor que dela emana jamais se extingue.

Maimônides

As Bençãos Recebidas

Aquele que está sob o jugo da Sabedoria, recebe todas as bençãos:

Com ela me vieram todas as bençãos, e nas suas mãos há inumeráveis riquezas.

Eu me regozijei com todas, porque a Sabedoria as guiava, mas eu ignorava que ela fosse sua mãe.

Maimônides

Compartilhando a Sabedoria

Fiel à uma das características fundamentais do misticismo judaico, a socialização e a guia dos homens, aquele que alcançou a última etapa do processo, compartilha aquilo que recebeu:

Estudei lealmente e reparto sem lutar, não esconderei a riqueza que ela encerra; porque ela é para os homens um tesouro inesgotável; e os que a adquirem tornam-se amigos de Deus, recomendados a Ele pelos dotes que a sua disciplina lhes dá.

No texto Sabedoria de Salomão a Sabedoria aparece como hipóstase criadora, e os atos de Deus como mestre dos sábios aparece confundido com os seus. Ainda deste texto, a montagem abaixo se destina à meditação.Lembrem-se que o cabalista medita longamente em cada termo do discurso, pois considera que cada palavra é uma chave que revela a realidade mística e invoca, neste caso, a aproximação da Sabedoria.

Deus de nossos pais e Senhor da misericórdia, que todas as coisas criastes por tua palavra, e que, por tua sabedoria, formaste o homem para ser o senhor de todas as tuas criaturas, e governar o mundo na santidade e na justiça, e proferir seu julgamento na retidão da sua alma, dá-me a Sabedoria que partilha do Teu trono, e não me rejeites como indigno de ser um de teus servos, pois sou teu escravo e o filho de tua serva, um homem fraco, cuja existência é breve, e inferior na compreensão do julgamento; porque, mesmo se um entre os filhos do homem for perfeito, não será nada, se lhe falta a Sabedoria que vem de Ti.

Pois há nela um espírito inteligente, santo, único, múltiplo, sutil, móvel, claro, puro, distinto, inofensivo, inclinado ao bem, agudo, desembaraçado, benéfico, filantrópico, firme, seguro, livre da inquietação, que tudo pode, que tudo vê, e interpreta todos os espíritos que são inteligentes, puros e mais sutis.

Pois mais ágil que todo movimento é a Sabedoria, ela atravessa e permeia tudo, graças à sua pureza; pois ela é o sopro do poder de Deus, uma irradiação límpida da sua glória onipotente, assim nenhuma mancha pode se insinuar nela.

Pois é ela uma efusão da luz eterna, um espelho imaculado da atividade de Deus, e uma imagem da bondade.


Autor: Frater Al-Dajjal

Conheça nossa livraria!
Traduzir
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support