O Mistério da Cruz no Novo Aeon

Tempo de leitura estimado: 5 mins

O cristianismo, com sua frequente tara por sofrimento, viciou com mortificação o símbolo da cruz. No entanto, essa imagem tão rústica – simplesmente o cruzamento de alguns traços, sendo dois a versão mais simples – é muito mais antiga que a cristandade e muito mais rica que sua alusão ao Calvário. O empreendimento alquímico do novo aeon, que o Thelemita realiza em seu próprio corpo,frequentemente passa pela redescoberta e atualização de símbolos que sempre energizaram o inconsciente da humanidade. Essa redescoberta e atualização podem se dar em nossa relação com a cruz.

Um símbolo é uma unidade de comunicação que surge da interação entre inconsciente e consciente e portanto é também uma usina de transformação de energia entre essas instâncias. A cruz é talvez o mais eficiente símbolo da realidade espiritual do entrelaçar de opostos. Essa realidade espiritual pode exercer muitos efeitos quando experimentada pela alma humana: polarização, a angústia do dilema, o desmembramento da divisão, o peso da dúvida, a morte e a crucificação; mas também a capacidade de suportar contradições, de sintetizar, de manejar criativamente a tensão do diferente, de gozar com a novidade que se apresenta ao eu na forma de uma oposição e, por fim, a possibilidade da ressurreição. É verdade que sem passar pela crucificação – a morte da rigidez do ego pelo aquebranto que a vida traz – não poderia haver ressurreição – uma consciência ampliada -, mas o cristianismo nos legou tanto um culto às dificuldades e aos ordálios que talvez seja urgente trazer mais à luz o êxtase da cruz: “o divino pacto de ressurreição” (Liber XV – a Missa Gnóstica).

Para esse fim, pensemos na cruz não só como aquela frequentada pela imagem mítica de Jesus, mas como a encruzilhada regida por Exú. A encruzilhada é um lugar de trânsito de energia, um estar no mundo, um portal por onde enviamos (despacho) e recebemos intenções e realizações. Onde há uma encruzilhada temos um ponto de conexão, seja entre pessoas ou entre o mundo visível e o invisível. É um lugar de acontecimento, a hora que é sempre o momento oportuno, onde mundano e sagrado se encontram. Lá, pode-se ouvir o gargalhar de Exú, pois na encruzilhada há reverência e também irreverência, há surpresa, poder e gozo.

Na Missa Gnóstica – ritual central, público e privado, da O.T.O. -, cruzes são desenhadas astralmente em diversos momentos. Elas são traçadas sobre os corpos da Sacerdotisa, do Sacerdote, sobre o véu do altar e sobre os elementos da eucaristia. O contexto do rito nos permite reconhecer a cruz como uma tecnologia espiritual, um micro-portal que realiza consagrações nos objetos mágicos e nos participantes em oitavas cada vez mais exaltadas. “Mas excede! excede!” (Liber AL II:71). O rito exemplifica um evento da natureza: por um lado, confessamos nosso espírito fixado à cruz da matéria (a operação alquímica da coagulatio – o milagre da encarnação); por outro, o corpo com cruzes desenhadas sobre si expande-se feito um corpo-portal, um corpo vívido inflado pela luz da consciência, que se manifesta. Nessa encruzilhada onde a magia acontece, os triviais pão e vinho podem ser transformados em corpo e sangue de Deus e, consumidos por nós, temos a janela de oportunidade alquímica de também ressurgirmos transformados.

A relação com a cruz é portanto uma operação de magia e um método de iniciação: quão maior minha capacidade de suportar e criar a partir de contradições, mais rica minha consciência e meu estar no mundo. Quão maior minha capacidade de lidar com minhas cruzes, maior meu círculo mágico. Diferente do velho aeon, talvez a atitude icônica do Thelemita não seja mais a resignação de dizer: “Pai (…) afasta de mim esse cálice; porém, não o que eu quero, mas o que tu queres (…)”, e sim confessar algo como: “A minha vontade é a tua – e eu quero beber deste cálice”. Que sabedoria possa ser nosso guia nesse processo.

A cena arquetípica é a mesma: o momento da crucificação se avizinha; mas onde a fórmula do velho aeon precisou polarizar espírito e matéria e com isso acabou separando a vontade de Deus da vontade humana, a fórmula do novo aeon precisareunir os pólos cindidos na unidade de uma só vontade, a Verdadeira Vontade, que é minha e de Deus, já que eu e Deus somos um.

Realizar isso em nossas vidas é ressurreição espiritual e a Missa Gnóstica tenta informar e reproduzir as condições para que ela aconteça, na visão do novo aeon. Precisa existir um desejo pela cruz.  “Sê forte, ó homem! deseja, aproveita todas as coisas dos sentidos e arrebatamento: não temais que qualquer Deus te negará por isto”. (AL II:22) O Sacerdote estabelece: “Aceita, ó Senhor, este sacrifício de vida e alegria, verdadeiras garantias do divino pacto de ressurreição”. A dedicação (sacrifício, tornar sagrado) de nossa vida e alegria é o meio pelo qual se realiza especificamente a ressurreição em nós: a manifestação de nosso ouro no mundo.

Claro que a existência não é feita só de vitalidade e alegria e, na ausência destas, cruzamos o reino de diversas outras deusas e deuses, que podem nos auxiliar muito na travessia por vários infernos e estações secas (nigredo); assim como na passagem por reinos alvos de puro néctar e volição (albedo), que frequentemente se desconectam da prática material do dia a dia. Mas a rubedo (fase alquímica que manifesta o ouro) é a única que tem corpo e sangue para unir vida e alegria e por isso as deusas e deuses que presidem a ressurreição são vívidos e alegres, e cada comida e bebida se torna para eles um sacramento, e eles brincam e dançam com a nudez exposta, porque realizaram em seus corpos que a existência é puro gozo. Esse coração vermelho e pulsante é a rosa que desabrocha no centro da cruz: uma floração de Beleza cujo destino é ter seu pólen espalhado pelos ares, pela graça das abelhas que transmitem essa vida pelos cantos da Terra. Que todos possam viver isso, se assim quiserem, é a mensagem do novo aeon.

Por isso, para um Thelemita, a cruz pode ser enfatizada em sua dimensão de magia sexual. Sexo é se relacionar com a alteridade, é gozar junto do diferente. Quando pessoas se unem sob vontade, na encruzilhada de suas diferenças, podem criar algo juntas. A própria sigla “O.T.O.” sugere pictoricamente essa realidade: dois círculos (que podem ser o campo de duas pessoas) se cruzam no meio-termo entre elas. No cristianismo, encontramos a enigmática figura das “duas testemunhas” do apocalipse, que talvez se descortinem à luz dessa perspectiva de magia sexual, onde à dois (isto é, pelo contato com a alteridade) a divindade é realizada. “Mas eles têm a metade: uni por tua arte de modo que tudo desapareça”(Liber AL I:47).

O que um par – ou um grupo – cria junto é sempre surpreendente e maior que eles. Esse é um ponto importante sobre a ressurreição: o eu que a possibilitou torna-se terra fértil para sua manifestação, mas aquilo que ressurge será sempre o novo, algo inesperado. Esse novo é simbolizado pela Criança, que é resultante mas transcende os seus pais e contém em si a afirmação da própria mudança, o gozo do eterno Ir.

Eu me reconstruo de encruzilhada em encruzilhada, de portal em portal, indo e amando, pelo contato com você. Você também ressurge após o contato comigo. Esse é nosso pacto de ressurreição. Assim podemos reconhecer a atividade de nosso bem-amado espiritual, que chamamos de Santo Anjo Guardião, uns nos outros. Embora cada um precise carregar a própria cruz de seus conflitos, dilemas, contradições interiores e que isso claramente pese, esse peso sinaliza a gravidade da Terra que nos conecta a todos. Por isso, nos momentos difíceis, espero que eu e você possamos nos lembrar: “Vem! ergue teu coração & rejubila! Nós somos um; nós somos nenhum” (Liber AL II:66).


Autor: Frater Bodhicitta

Conheça nossa livraria!
Traduzir
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support