Magos & Magos

Tempo de leitura estimado: 4 mins

É interessante como a união ou separação do Espírito da Matéria é motivo de desentendimentos entre místicos, adeptos e Iniciados. Deixei de produzir, por um longo tempo, meus próprios trabalhos, que sempre se basearam na observação e crítica dos movimentos dos indivíduos para estudar mais profundamente certos preceitos encontrados em obras de Iniciados não Thelemitas, a fim de me reavaliar em relação do meu desenvolvimento dentro do conceito Thelêmico. Caminhei muito pouco — triste conclusão — imaginava. Lembro-me de quando me iniciei, imensa alegria, novos amigos — irmãos — novas experiências a serem aprendidas e assimiladas, novas críticas e novas conclusões que não se conservam — “A Estabilidade está no Movimento” — De início isto nos traz desapontamento. Eu me decepcionei com o meu desenvolvimento, desacreditei do meu esforço, desejei retornar, voltar de onde cheguei para onde eu havia partido. Não foi possível, a Dor aumenta com a possibilidade da Deserção do Indivíduo aos Propósitos do Ser Supremo — “A Estabilidade está no Movimento” — quando se está estático o Espírito reclama e a Intenção transforma a Paz almejada pela matéria em um martírio e uma prisão de Estagnação.

Toda Energia Universal pode ser diagramada na árvore da Vida. É preciso se lembrar que tudo realizado na Matéria provém de uma Força Arquetípica que não deve e não pode ser questionada, está além de qualquer Esforço de Nosso Entendimento. É a Vontade do Ser Humano primeiramente conhecer-se e, através disto, conhecer o fito de sua existência nestes Planos Inferiores onde a Matéria parece predominante, Mundo Material (Assiah); e seguindo este fito realizar a sua Ascensão de forma a acalmar o Ambiente que o cerca com o movimento harmonioso de Seu Ser com o Ser Maior de onde provém toda a Inspiração à Sua Aspiração, desta forma estabilizando os planos inferiores pela intervenção dos planos imediatamente acima, onde a matéria é embrionária, no Mundo Formativo (Yetzirah) — considerável no Mundo Criativo (Briah) — e por fim, hipotética no Mundo Arquetípico (Atziluth).

Desta forma para a mente ordinária poderia ser bastante dizer que: — Basta então se harmonizar com o Ambiente para que esta Evolução tome lugar! — Não, não creio que seja assim tão simples. Lembrando que é mais do que teoricamente impossível uma acepção do Mundo Arquetípico e o mesmo semelhantemente dos dois Mundos imediatamente abaixo, arriscarei um exemplo — Existe a Engenharia Perfeita e com os recursos nelas existentes pode ser possível criar todas as Máquinas — Atziluth. Assim um engenheiro, a personificação da Engenharia cria em sua Prancheta o Projeto de uma Máquina, que é uma Concepção do Ideal que deveria ser perfeita, mas que não é devido às características do engenheiro — Briah. Assim o Engenheiro delega a um Construtor que realize o Projeto desta Máquina, este interpreta o Projeto e o executa de acordo com o que lhe foi entregue — Yetzirah. Ao final de todo este processo teremos a Máquina que pode ter defeitos que não são conhecidos, nem pelo Construtor, nem do Engenheiro, mas que são esperados pela Engenharia Perfeita, que sabe de forma completa a deficiência do Engenheiro, do Construtor e do Material. Assim o Ideal proposto pela Engenharia Perfeita não pode ser Real, bem como o Real apesar de vir do Ideal não O é propriamente — Desta forma é indispensável lembrar que há um Ideal e que é lá que reside a Perfeição, o que nos parece Real só o é assim devido a aquele Primeiro Princípio, de forma que somos apenas elementos de uma Grande Máquina e que cada um de nós tem um importante papel a cumprir e não devemos jamais nos desviar desta tarefa, e nós podemos não ser perfeitos completamente. É importante lembrar que os ajustes de todos elementos dependem de uma série de Variáveis, como as Culturais, Religiosas e Morais; isto pode ser comparado à procedência, processo de fabricação e uso de um determinado elemento e influem determinantemente sobre o resultado do conjunto. A primeira Barreira é transcender tudo isto e cumprir seu papel como no projeto, sendo também seu próprio construtor, buscando dentro de si mesmo o Engenheiro que você é, isto é a operação mágica em seu mais prático sentido, o Ser é Tornar-se, aí cabe também uma comparação Alquímica sobre a transmutação do Filósofo. Uma vez tendo alcançado o Engenheiro dentro de si mesmo, conhecendo todo o Processo Criativo até aí, já se está próximo ao Ideal, assim será inevitável que seja possível vislumbrar todas as possibilidades que são, foram, e serão usadas no Ideal, e mais além tudo o que está além, o que não foi, não é, e não será usado dentro do que é Anti Ideal. E esta ultima União será a Anulação Completa do Ego e a Dissolução Temporária ou Final do Ser e a Divindade.

No Tarot, grosso modo e sem riqueza de detalhes, a Engenharia Perfeita seria representada pelo Cavaleiro, o Engenheiro pela Rainha, o Construtor pelo Príncipe e a Máquina pela Princesa; de forma que a Engenharia existe para dar condições de Criação, o Engenheiro possa dar condições de Construção e a Matéria seja o Incentivo de Existência da Engenharia. Assim a Matéria não deve ser encarada como uma Maldição em si, mas como uma ferramenta ou motivo para se chegar à Perfeição Cósmica.

A Perfeição ou a Ideia de Perfeição que pretendemos ter enquanto somos seres dotados de matéria não sutil importa na compreensão desta armadura que nos mantém presos, ou melhor, ancorados a este Mundo-Realidade de Assiah. Somente com a compreensão adequada do que podemos ou não podemos, e da sapiência necessária da Lei que controla todos os níveis de existência neste plano a qual nos manifestamos de forma consciente é que poderemos pretender a compreensão dos diversos níveis aos quais almejamos nos iniciar e adentrar. Os estudos dos fenômenos físicos, tão negligenciados pelas religiões das massas, seriam uma ótima escola ao aprendizado espiritual — “O Método da Ciência, O Objetivo da Religião” — Isto sim seria o melhor dos Catecismos — “Conhece a Ti mesmo” — Para se conhecer é preciso entender como o Meio o influencia; e nada mais simples que começar pelo o que é, para a nossa ainda limitada visão, o mais tangível, e que não seja mais ignorada a Filosofia seja ela qual for, mas apreciada e devidamente compreendida, pois não há uma ideia que seja totalmente estéril. Meus filhos, alimentem suas ideias! Isto é em parte a significação da União Kether-Tiphareth-Malkuth, é preciso dar substância ao Ideal para que este se manifeste em todas as suas possibilidades, a Perfeição só pode existir quando todas as possibilidades foram esgotadas e outras foram criadas, é como uma Dízima Periódica, o Resultado depende do nível da precisão matemática aplicada.

Afinal, alce por fim a Sabedoria além da Sabedoria, “estejam retamente erguidos; suas cabeças acima dos céus, seus pés abaixo dos infernos”, para que aí haja o equilíbrio, e a matéria possa se manifestar sem ofender a Luz que a Idealizou.


Autor: Frater OSEAS

Conheça nossa livraria!
Traduzir
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support