Kether & os Quatro Ases

Tempo de leitura estimado: 4 mins

Kether

As idéias intuitivas a respeito da natureza das Sephitoth só podem surgir depois que as abordamos exaustivamente de forma intelectual.

Estudando os símbolos ligados a Sephira podemos transcender a linguagem e criar um quadro geral da energia em questão. É impossível conhecer Kether, da mesma forma que não se pode olhar a face de Deus e continuar vivo. No entanto podemos estabelecer alguns princípios acerca de Kether através de seus símbolos, ao inter-relacionar os símbolos nos orientamos no sentido de cada aspecto específico da Sephira.

Os símbolos de Kheter são:

A coroa.

Representa as energias dirigentes, quando relacionada ao corpo humano (microcosmo), fica sobre a cabeça, é o sagrado orientador, a glória a qual aspiramos, a energia á qual os processos dos nossos cérebros estão subordinados, é o nosso espírito essencial. No macrocosmo é a coroa situada acima de toda a criação. Ela descansa sobe a cabeça de Adam Kadmon, o homem arquetípico do Zohar, símbolo de todo o Universo visível e também aquilo de onde toda criação se origina. Nos levando a outro símbolo:

O Ponto.

Pode-se dizer que Kether é o ponto, mas o ponto não é Khether, ele é apenas uma ideia, um referencial para nossos pensamentos humanos a respeito de Kether. O ponto é completo em si mesmo, sem dimensões ou definições externas, representa a unidade total.

É onde o Universo começa e também onde termina. A Kheter é atribuído o número 1, que também é representado pelo ponto, este número tem o potencial matemático de se tornar todos os outros por simples adição. Os números são a forma mais pura de símbolo. O 1 é também o principio não-manifestado, é dele que emana toda a manifestação e é a ele que ela retorna quando esgotada sua existência efêmera; é o princípio ativo; o criador. O um é o local simbólico do ser, fonte e fim de todas as coisas, centro cósmico e ontológico.

Símbolo do Ser, mas também da revelação, que é a mediadora para elevar o homem, através do conhecimento a um nível superior. O um é o centro místico de onde se irradia o espírito.

Kether alude também “aos primeiros rodamoinhos de manifestação”, o que nos remete a um novo símbolo:

A Suástica.

Representa o movimento vital e rotativo em torno do ponto, ela gira em torno de seu próprio eixo, seus quatro braços representam YHVH em estado primordial, latente, indo se diferenciar em Malkuth (fogo, água, ar e terra).

Se imaginarmos o movimento de rotação em grande velocidade os braços serão indistinguíveis, dando a impressão de ser um ponto.

Assim como em cima é embaixo – Portanto Malkuth é o mais denso desenvolvimento do universo, a noiva de Macroprosopus, a manifestação material da energia primordial de Kether.

Os 4 Ases

Eles são os primeiros, o número 1 está relacionado a eles, representando o espírito em ação, unindo os quatro níveis de cada elemento e respondendo ao domínio das letras do nome da Kheter de cada um.São as raízes dos 4 elementos, são superiores e completamente distintos dos outros arcanos menores, neles não há manifestação dos elementos sob sua forma material. Os Ases são o vínculo entre as cartas menores e as Princesas (Malkuth). Os Ases não são os próprios elementos, são suas sementes, a possibilidade de “vir a ser”.

É importante lembrar que estes arcanos menores não são idênticos as suas raízes Sefiróticas, são primordialmente sub-elementos, e embora sejam sublimes, poderosas e inteligentes; são apenas “forças cegas” sob o Demiurgo, Tetragramaton.

O Ás de Paus

A origem dos poderes do fogo representa o fluxo primário de energia do universo, ela é Kether de Atziluth, a influencia de Khether no nível do Puro espírito. É uma explosão Solar-Fálica de chamas da qual brotam raios em todas as direções.

Essas chamas são Yods dispostos na forma da arvore da vida. Ele é derivado do Lingam e do Sol. É a energia primordial do divino se manifestando na matéria, mas num estágio tão primitivo que não está ainda definitivamente formulado como Vontade.

O Ás de Copas

Ele é Kheter de Briah, a influencia de Khether no nível mental.

O elemento água está em sua forma mais secreta e original. É o complemento feminino do ás de Paus, sendo derivada da Yoni e da Lua, ela representa a forma essencial do cálice sagrado. Sobre o mar escuro da grande mãe há flores de Lótus, dois em 1 que enchem a taça com o fluído da vida. Acima da taça, se encontra a pomba que consagra o elemento, na base da taça está a lua, concebendo, gerando e produzindo a segunda forma de sua natureza.

O Ás de Espadas

A origem dos poderes do Ar, a influencia de Kether no mundo Astral, o mundo das formas fugazes, trata-se de uma força invocada, ela é o resultado da conjunção do fogo e da água, lhe falta a pureza de seus superiores na hierarquia masculina, o fogo, o sol e o falo. Falta-lhe a vontade concentrada do fogo para se unir á água, o Ar não possui semelhante paixão pela terra. O Ar é de grande passividade, não possui nenhum impulso autogerado, ele é posto em movimento por seu pai e mãe, e assim manifesta seu formidável poder. O Ar, mais denso que o fogo e a água, ataca seus objetivos de uma maneira que os anteriores jamais poderão igualar.
A carta representa a espada do mago, coroada com o diadema de 22 raios de pura luz.

O número se refere aos trunfos; e também 22 = 2 x 11, a manifestação mágica de Chockmah, a sabedoria, o Logos, Thelema. Esta palavra emite um fulgor de luz, dispersando as nuvens escuras da mente.

O Ás de Discos

Com o advento do novo Eon o elemento terra muda totalmente de concepção, deixando de ser Passivo, imóvel e “maligno”.Na nova doutrina do Tetragramaton, o componente terrestre, a He final, a filha é colocada no trono da mãe para despertar a longevidade do Todo-Pai.

Tem sido costume dos editores e desenhistas de baralhos colocar seu selo pessoal no ás de discos, portanto o símbolo central deste ás é o hieróglifo pessoal de Crowley, ao centro há uma outra forma do Tetragramaton, o falo, mostrando sol e lua, com o número 666 devidamente inscrito, como se para equilibrar, ajustar-se a vésica, com os 7 setes somando 156 = Babalon, como o quadrado mágico de 6 adiciona a 666.

Em torno desse disco revolvente estão suas seis asas. O símbolo inteiro não é somente um glifo da terra, tal como entendida no novo Eon, como também do número 6 o número do sol. Esta carta é uma afirmação da identificação do sol com a terra. (a prática de Líber Resh facilita a compreensão desta relação.).


Autora: Soror Bastet S.

Conheça nossa livraria!
Traduzir
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support