Israel Regardie

Tempo de leitura estimado: 5 mins

Nascido Francis Israel Regudy, no dia 17 de novembro de 1907, em Londres, era filhos de pobres imigrantes judeus. Seu nome foi acidentalmente alterado durante a I Grande Guerra, quando seu irmão mais velho alistou-se no exército inglês. Ao invés de tentar corrigir o erro, preferiu manter o novo nome e, posteriormente, abandonou também o prenome, passando a chamar-se simplesmente Israel Regardie. Aos 13 anos sua família mudou-se para os Estados Unidos, estabelecendo-se na capital, Washington. Lá, Regardie frequentou escolas de arte, onde destacou-se por sua inteligência e intuição. Foi nesta fase que mostrou-se atraído para os estudos teosóficos de Madame Blavatsky, pelo Yoga e pela filosofia Hindu. Aprendeu também a ler e a escrever em Hebraico, passo fundamental para seus futuros estudos no sistema cabalístico.

Em 1926, Regardie candidatou-se a membro da Societas Rosacruciana in America (S.R.I.A), onde iniciou-se ao Grau de Neófito, chegando ao Grau de Zelator no ano seguinte. Foi quando, cada vez mais interessado no Ocultismo, leu um dos trabalhos de Aleister Crowley e cativou-se pela figura do mago inglês. Escreveu a Crowley, que encontrava-se em Paris, e foi respondido. Pouco depois, Regardie ofereceu-se para auxiliar a Crowley como seu secretário. Para ele, esta seria uma oportunidade sem igual de aprender os segredos da magia com uma autoridade reconhecida e, em outubro de 1928, mudou-se para a França, assumindo seu novo cargo. Durante os três anos seguintes, tentou convencer Crowley a ensinar-lhe magia, porém nada conseguiu. Sendo assim, preferiu continuar seus estudos por conta própria, lendo vorazmente cada escrito que lhe caísse nas mãos. Tal como Crowley, deixou a França para a Inglaterra em 1929, onde se casou com sua segunda esposa, Maria Ferrari de Miramar. Em uma tentativa de melhorar a imagem pública de Crowley, arruinada pelos tablóides ingleses, escreveu em conjunto com P. R. Stephenson o livro “The Legend of Aleister Crowley”, o qual foi publicado em 1930.

Por este tempo, tendo continuado seus estudos e já estabelecido como escritor, além de estar trabalhando como secretário de Thomas Burke, em 1932 publicou seus primeiros livros sem parceria: “A Garden of Pomegranates” e “The Tree of Life”. O primeiro era derivado de seus estudos cabalísticos oriundos das mais diversas fontes e o segundo, principalmente fruto de suas pesquisas no sistema da Golden Dawn. “The Tree of Life” é, até hoje, considerado uma das mais compreensíveis e completas fontes de estudos sobre magia prática já escritos e causou considerável rebuliço nos meios ocultistas quando de seu lançamento.

Mesmo tendo deixado de existir em 1903, a Golden Dawn original continuava viva pelas suas descendentes, a Stella Matutina e a Alpha & Omega. Após ler “The Tree of Life”, Dion Fortune encorajou Regardie a entrar para a Ordem de que era membro, a Stella Matutina, em 1933. Porém, tal como em sua Ordem-Mãe, a Stella Matutina sofria com lutas internas em suas lideranças e cedo entrou em declínio. Regardie, graças a suas grandes capacidades, avançou rapidamente na hierarquia da Ordem mas considerou seus superiores mais interessados na grandiosidade de seus títulos do que na prática mágica per si. Percebeu que a Ordem e seus ensinamentos não teriam uma longa sobrevida se seu conhecimento não fosse colocado nas mãos de um grande número de pessoas que pudessem apreciá-lo devidamente. Em 1934, tendo alcançado o Grau de Theoricus Adeptus Minor, abandonou a Ordem.

Neste mesmo ano, graças a um dos vários processos judiciais nos quais se envolveu ao longo da vida, Crowley foi à falência e não mais podia manter Regardie como seu secretário. Este episódio levou a um rompimento da amizade entre os dois. Desempregado, Regardie voltou-se ainda mais para seus estudos, o que resultou na publicação de “The Art of True Healing” e de “The Philosopher’s Stone”.

Após isto, Regardie voltou-se para os estudos de psicologia e psicoterapia, tendo por mestres o Dr. E. Clegg e o Dr. J. L. Bendit, em Londres. Continuou também sua carreira como escritor, publicando em 1936 “My Rosacrucian Adventure”, um livro sobre a Alquimia sob uma visão junguiana. Por esta época não dava muita validade à Alquimia laboratorial. Esta opinião só se alteraria na década de 70, quando tornou-se discípulo de Frater Albertus, da Sociedade de Pesquisas Paracelsus. Infelizmente, um de seus estudos alquímicos resultou em um acidente que danificou seriamente seus pulmões, causando-lhe problemas que persistiriam até sua morte. Após o acidente, Regardie abandonou a Alquimia prática.

Em 1937, quebrando seus votos de segredo para com a Stella Matutina, publicou a totalidade dos rituais e ensinamentos da Golden Dawn em uma obra em quatro volumes, chamada “The Golden Dawn”. Isto causou uma série de protestos e Regardie foi severamente criticado, apesar de vários adeptos da Ordem lhe serem secretamente agradecidos. Regardie explicou as razões para tal atitude no “My Rosacrucian Adventure”:

…é essencial que a totalidade do sistema seja exibida publicamente para que não seja perdida pela humanidade pois esta é a herança de todo homem e mulher e seu direito de nascença. Meus motivos têm sido provar indubitavelmente que a Ordem não mais é o meio ideal de transmissão da Magia, e desde que têm havido muita divulgação parcial e irresponsável dos ensinamentos da Ordem, uma apresentação mais adequada deste sistema é urgentemente requerida. Só assim pode-se remover o mal entendimento da Magia.

Ao final deste ano, Regardie voltou aos Estados Unidos, onde entrou para o Colégio Quiroprático, na cidade de Nova Iorque. Sob a orientação do Dr. Nandor, estudou a metodologia e as técnicas freudiana, junguiana e reichiana. Em 1938 publicou “The Middle Pillar”, o qual dá um orientação passo a passo para a prática da magia cerimonial da Golden Dawn. No mesmo livro também compara tais conceitos com os da psicanálise. Com isto, derrubou a barreira divisória entre a psicologia e a magia.

Após sua formatura, em 1941, Regardie alistou-se no exército dos E.U.A., onde serviu até o fim da II Guerra Mundial. Neste período explorou o misticismo cristão e escreveu os resultados de sua pesquisa em “The Romance of Metaphysics”, publicado apenas em 1946. Depois de dar baixa no exército, estabeleceu-se na Califórnia, onde atuava como quiroprático e terapeuta reichiano. Lecionou psiquiatria no Los Angeles College of Chiropratic e contribuiu com vários artigos em periódicos da área. Escreveu também outros livros, incluindo “The Art of Meaning of Magic”, “Roll Away the Stone”, “Twelve Steps to Spiritual Enlightenment”, “A Pratical Guide to Geomantic Divination”, “How to Make and Use Talismans” e “Fundations of Practical Magic”. Apenas nesta época veio a reatar a antiga amizade com Aleister Crowley, o qual estava também residindo nos Estados Unidos.

Por toda sua carreira, todas as conquistas de Regardie haviam sido eclipsadas por sua associação com Crowley, o que o frustrava grandemente. Porém sua natureza caridosa e sua habilidade de perdoar um velho amigo tornaram-se evidentes naquela que é considerara a melhor biografia de Crowley, “The Eye in the Triangle”. Entretanto irritava-o a forma que as pessoas o associavam com os ensinamentos de Crowley. Sobre isso, escreveu Pat Zalewski, autor de “The Secret Inner Order Rituals of the Golden Dawn”:

Um de seus ódios de estimação era quando as pessoas o associavam ao método de magia Thelêmica e ao Livro da Lei. Posso lembrar-me dele batendo na mesa de jantar uma noite e dizendo: “dane-se, sou um homem da Golden Dawn e não um Thelemita e eu queria que as pessoas percebessem isso”.

Regardie aposentou-se de suas práticas em 1981 e mudou-se para o Arizona, onde continuou a escrever. Seus últimos livros incluem “Ceremonial Magic”, “The Lazy Man’s Guide to Relaxation” e “The Complete Golden Dawn System of Magic”. Mesmo aposentado continuou a prestar auxílio nos ramos da magia e da psicologia até sua morte. Morreu de ataque cardíaco em 1985, durante um jantar com amigos em um de seus restaurantes favoritos.


Autor: Frater Horus Menthu

Conheça nossa livraria!
Traduzir
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support