Cerimônia do Gado

Tempo de leitura estimado: 4 mins

Este é um ritual para ser executado em comemoração à Festa do Gado, celebrada no dia 1º de maio em referência à entrada do Sol no 2º Decanato do Signo Astrológico de Taurus. O rito aqui presente é adaptado ao Hemisfério Sul, celebrando o meio do Outono.

Preparação

O Templo

No centro, um altar, sobre o qual se encontra uma bacia com folhas mortas, frutas e bagos de trigo e/ou espigas de milho. Três velas (cores possíveis: branco, amarelo, marrom, vermelho) arranjadas em triângulo, com a ponta voltada para o Oeste. Uma pátena com um Bolos sobre os quais foi traçadas cruzes em cor vermelha. Um Cálice com cerveja está também sobre o Altar.

Oficiante

Sobre o robe negro traja cores outonais: dourado, vermelho, laranja, marrom. Em sua mão porta um Cajado. Sua cabeça está coberta por um tecido que só deixa o rosto visível.

O RITUAL

O(A) Oficiante coloca-se a Leste do Altar. Faz o Sinal de Harpocrates. Então, lançando a mão direita para baixo com um grande balanço para trás e para fora, expelindo forçadamente o fôlego, grita:

Oficiante: APO PANTOS KAKODAIMONOS.

O(A) Oficiante ergue o cajado, segurando-o firme com ambas as mãos.

Oficiante: Faze o que tu queres será o todo da Lei. A Estrela de Chamas encontra o Ventre da Terra, trazendo bênçãos ao Universo.

Todos: Amor é a lei, amor sob vontade.

Música.

Segurando o Cajado à sua frente, o(a) Oficiante começa a circular o Altar, em sentido anti-horário.

Oficiante: Uma coroa de bagas, os braços cheios dos frutos da colheita. AGAPÉ! ARARITA! Nós nos ajoelhamos!

Ao voltar ao Leste do Altar, o Oficiante genuflecta e diz:

Oficiante: O gado está no pasto a descansar em seu sono. AGAPÉ! ARARITA! Nós nos erguemos!

Estas voltas e oração são repetidas mais duas vezes.

O(A) Oficiante posiciona o Cajado sobre o Altar, horizontalmente, de Sul para Norte, segurando-o com as duas mãos.

Oficiante: Saudações a Hathor, cujo colar é feito das Almas dos Bem-Aventurados de Amenti. Saudações a Hathor, cujo cinto é das Almas dos Bem-Aventurados de Seb. Saudações a Hathor, cujas sandálias sãs as Almas dos Bem-Aventurados de Nuit.

Todos: Um fogo devorador é Tua Alma e os cadáveres dos mortos confortam-se em Teu alento!

O(A) Oficiante inverte a direção do cajado: topo para o Norte, base para o Sul. Nota: não cruzar os braços.

Oficiante: Saudações a Ápis, cujas costas trazem a Marca da Águia. Saudações a Ápis, o Touro que tem o Besouro na Língua.

Todos: Um fogo devorador é Tua Alma e os cadáveres dos mortos preparam-se em Teu alento.

Oficiante: A palavra de Pecado é Restrição. Ó homem! não recuses tua esposa, se ela quiser! Ó amante, se tu queres, parte! Não há laço que possa unir o dividido senão amor: tudo além é uma maldição.

Todos: Que assim seja!

Oficiante: Senhor secreto e mais sagrado, fonte de luz, fonte de vida, fonte de amor, fonte de liberdade, sê tu sempre constante e poderoso dentro de nós, força de energia, fogo de movimento; com diligência possamos nós sempre trabalhar contigo, que possamos permanecer em tua abundante alegria.

Todos: Que assim seja!

Oficiante: Mãe de fertilidade de cujo seio jorra água, cuja face é acariciada pelo ar e em cujo coração está o fogo do sol, útero de toda vida, graça recorrente das estações, responde favoravelmente à oração do trabalho, e aos pastores e lavradores sê tu propícia.

Todos: Que assim seja!

Oficiante: Término de tudo o que vive, cujo nome é inescrutável, sê favorável a nós em tua hora.

Todos: Que assim seja!

Oficiante: AUMGN, AUMGN, AUMGN.

O(A) Oficiante traça sobre o Altar, com sua mão direita, o Signo de Taurus e abre seus braços em cruz.

Oficiante: Adoráveis sois vós, ó, meus amantes e amados. Juntos avancemos às Moradas da Morte! Lá o Amado nos aguarda com seu Santo Banquete!

O(A) Oficiante traça sobre a Pátena, com sua mão direita, um Pentagrama de Invocação da Terra. Toca a Pátena com o Cajado.

Oficiante: Offerimus tibi donum Corpus Dei!

O(A) Oficiante traça sobre o Cálice, com sua mão direita, um Pentagrama de Invocação do Espírito Ativo. Toca o Cálice com o Cajado.

Oficiante: Offerimus tibi donum Spiritum Dei!

O(A) Oficiante genufleta. Levanta-se e traça três Cruzes, com sua mão direita, uma sobre a Pátena, uma sobre o Cálice e uma grande sobre si mesmo(a).

Oficiante: Dos frutos da Mãe provamos a comida e a bebida do Mundo. Com as dádivas da Terra sustentamos nossos Corpos e encorajamos nossos Espíritos. Tornemo-nos fortes e plenos!

Música.

Cada um dos presentes, começando pelo(a) Oficiante, vai até o Altar e toma para si um Bolo e o Cálice. Ajoelha-se e ergue o Bolo e o Cálice.

Comungante: Hagios, hagios, hagios, Corpus et Spiritum! AUMGN!

O(A) Comungante consome o Bolo e bebe um gole do Cálice, devolve o Cálice ao Altar e retorna a seu lugar.

Conforme fala o próximo texto, o(a) Oficiante vai executando os Sinais de N.O.X., de acordo com o indicado:

Oficiante: [Sinal de Mullier] Sacrificai [Sinal de Vir] gado [Sinal de Puella] pequeno [Sinal de Puer] e grande: [Sinal de Mater Triumphans] depois, uma criança.

Todos: [Sinal de Harpocrates] Mas não agora.

O(A) Oficiante bate com seu Cajado no chão formando a bateria 333-55555-555.

Todos se retiram, o(a) Oficiante por último.

Ilustrações

Sinais

Harpocrates
Mater Triunphans
Mulier
Puella
Puer
Vir

Pentagramas

Invocação da Terra
Invocação do Espírito Ativo

Signos

Touro

Autoria: Frater Nihil
Baseado no ritual “Feast For Cattle“, de Frater T Polyphilus

Conheça nossa livraria!
Traduzir
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support