Este é um rito destinado a atrair a Força e a Sabedoria de Quetzalcoatl para um talismã. Cada participante deve trazer uma pena como oferenda. Os participantes devem usar roupas coloridas, preferencialmente nas cores vermelha, amarela, laranja, azul ou verde.
O Talismã
O Talismã é o Ovo de Quetzalcoatl, um ovo com penas coloridas anexadas a ele. Este Talismã é um Tesouro e deve ser tratado com cuidado, sendo guardado dentro de uma caixa apropriada.
O Templo
O Templo é composto por um Altar baixo colocado ao centro. Sobre o altar um pano colorido, nas cores verde, vermelho e amarelo. Sobre isso, o Livro da Lei, três velas (vermelha, verde e amarela), pedaços de chocolate (um para cada participante) e uma caneca com bebida de chocolate (cacau dissolvido em água). São necessários instrumentos de percussão para cada participante.
O Ritual
O Templo estando em escuridão, um dos presentes realiza o Ritual Menor do Pentagrama. Outro realiza o Ritual Menor do Hexagrama.
Invocador:
Ó Tu! Majestade da Divindade! Tahuti coroado de Sabedoria! Senhor dos Portões do Universo! A Ti, a Ti, eu invoco!
Ó Tu da Cabeça de Íbis! A Ti, a Ti eu invoco.
Tu que empunhas a Varinha de Duplo Poder! A Ti, a Ti eu invoco.
Tu que carregas em Tua mão esquerda a Rosa e Cruz de Luz e Vida: a Ti, a Ti eu invoco.
Tu, cuja cabeça é como uma esmeralda, e Teu nemes como o azul do céu noturno! A Ti, a Ti eu invoco.
Tu, cuja pele é laranja flamejante como se estivesse queimando em uma fornalha! A Ti, a Ti eu invoco.
As velas são acesas.
O Ovo de Quetzalcoatl é retirado de seu Ninho e colocado no centro do Altar. Todos os presentes, menos o Invocador, tomam seus instrumentos de percussão e os tocam, girando em sentido solar ao redor do Altar. Caso algum participante não disponha de um instrumento de percussão, pode bater palmas.
O Invocador imposta suas mãos sobre o Ovo de Quetzalcoatl e diz, projetando a energia para o Ovo:
Invocador:
Serpente emplumada! Criatura da terra que aprendeu a voar! Tu, que trouxeste as bênçãos da civilização e da cultura para Teu povo. Tu, que lutaste contra os sacrifícios desnecessários de divindades gananciosas! Uma vez um deus, uma vez um homem, sempre um Mistério. Tu, que navegaste para o Poente e prometeste retornar. Tu, Senhor do Bom Julgamento, que é sempre justo! Ilumina nossas mentes com pensamentos que dancem e corram e, finalmente, deixem a Terra e voem para teus Céus!
Todos:
Esteja conosco, Quetzalcoatl, divina Serpente Emplumada!
Invocador:
Tomemos da Dádiva!
Todos se sentam ao redor do Altar, ainda tocando seus instrumentos, de forma baixa e contida, e, um de cada vez, bebe da bebida de chocolate, até esvaziar.
Invocador:
Ouvi todos a Profecia da Serpente Emplumada!
Todos param de tocar.
Invocador:
Disse-nos o Deus: “Mantém vivo o meu ideal, dos dias futuros em que todos estarão livres, quando cada pessoa, cada espírito, viverá na harmonia sagrada. A paz soará acima da nação da tartaruga. A águia conduzirá o mundo à salvação.”
Invocador:
Partilhemos da dádiva!
Os participantes pegam, cada um, um pedaço de chocolate sobre o altar, partem-no em dois e compartilham com a pessoa à sua esquerda.
Invocador:
Seja feito o correto sacrifício!
Cada um dos presentes coloca o seu sacrifício (a pena) dentro do Ninho de Quetzalcoatl.
O Ovo de Quetzalcoatl é devolvido à sua caixa, que é fechada.
Todos tocam de seus instrumentos, em grande algazarra até cansarem.