O Califado

É muito comum que pessoas mal intencionadas refiram-se à Ordo Templi Orientis como “o Califado”, dando a entender que a O.T.O. não possuiria legitimidade ou que seria “apenas um ramo ou linhagem”. Ambas as afirmações são maliciosas, mas isso quer dizer que a O.T.O. não seja um Califado?

A resposta para isso é… Depende. Mas para entender isso, é preciso que se compreenda um pouco melhor a estrutura administrativa da Ordem. E para isso precisamos recorrer aos Estatutos da O.T.O.

Sem entrar em grandes detalhes deste documento (que é bem grande e complexo, escrito em linguagem administrativa e legal), o governo supremo da Ordem é exercido pelo Outer Head of the Order (Cabeça Externa da Ordem), que tem seus direitos, deveres e funções bem definidas no Estatuto. E uma das funções do O.H.O. é justamente apontar seu sucessor. Contudo, desde o governo de Hymenaeus Alpha (Grady L. McMurtry), caso isso não seja feito, ou esse sucessor apontado não deseje a posição (ou não possa assumí-la), cabe ao Supremo Conselho apontar esse sucessor.

Contudo, o novo líder da Ordem não assume integralmente essa posição de imediato,. Ele precisa, novamente por determinação dos Estatutos, ser aprovado por pelo menos cinco Grandes Reis Xº (as lideranças máximas das Grandes Lojas da O.T.O.). Enquanto isso não acontece, o O.H.O. recebe o título de Califa; ou seja, uma liderança em exercício, ainda que não de fato. Apenas após esse aceite por cinco Grandes Reis é que o Califa se torna de fato o O.H.O. da O.T.O.

Acontece que na época de Hymenaeus Alpha não existiam ainda cinco Grandes Lojas para que ele fosse aprovado. Logo, ele foi um Califa durante toda a sua administração. Seu sucessor, Hymenaeus Beta, também assumiu sem que estas cinco Grandes Lojas estivessem estabelecidas. Isso só veio a ocorrer em 2014 e.v., quando Hymenaeus Beta foi reconhecido formalmente como O.H.O. de fato.

Então, a resposta para a pergunta “a O.T.O. é um Califado ou não?” vai depender a qual momento da História você está se referindo:

  • Até o governo de Hymenaeus Beta: não havia um Estatuto formal da O.T.O. com esse termo, logo, não seria correto chamar a O.T.O. de Califado.
  • Entre 1976 ev e 2014 ev: sim, a O.T.O. era regida por um O.H.O. “interino” e, portanto, de acordo com os próprios Estatutos da Ordem, um Califado.
  • Após 2014 ev: com o reconhecimento de Hymenaeus Beta como o O.H.O. de fato da Ordem, a O.T.O. não pode mais ser chamada de Califado.

Uma curiosidade… O termo “Califa” refere-se ao líder de uma comunidade muçulmana que exercia uma função de governo e funções religiosas, sendo considerado um sucessor direto do Profeta Muhammed. A palavra significa “Sucessor Enviado por Allah”. Aleister Crowley muitas vezes dizia em suas correspondências, ser McMurtry seu “Califa na América” por vê-lo como seu sucessor na Ordem.