Fecundação (Minerval)

Tempo de leitura estimado: 4 mins

Começo mostrando o objeto da alma pura, “Una, individual e eterna”, na
determinação de se formular conscientemente, ou, como posso dizer, de se entender. Ela escolhe entrar em relações com o sistema solar.

Confessions of Aleister Crowley, p.700-704, a respeito dos graus da O.T.O.

Finalmente nos aproximamos da porta de entrada da Ordo Templi Orientis: o Grau de Minerval. No nosso sistema iniciático, o momento da Aproximação, ou, ainda, de Fecundação, é a operação de magia que acontece àquelas pessoas iniciadas no Minerval, onde se tem a oportunidade de formular conscientemente o curso de sua futura ação dentro de nossa Ordem e na vida em geral. Previamente, esbocei impressões totalmente pessoais sobre os Graus seguintes a este, nos artigos: Purificação (o Nascimento),Consagrações (a vida),Devoção (a morte), Exaltação e Aniquilação.

A pessoa iniciada no Minerval – que recebe este nome da deusa romana Minerva, Senhora da Sabedoria – está no momento de conhecer a O.T.O. sem ter criado vínculo definitivo com ela. Nesse momento, as portas da Ordem estão abertas diante de si, mas ainda não foram atravessadas. Com o apoio da sabedoria de Minerva, o querer precisa ser formulado. 

Num nível macrocósmico, o Grau de Minerval simboliza momentos prévios ao nascimento, estabelecendo condições da alma para que ela possa ter uma Encarnação auspiciosa, isto é, com condições favoráveis para a prática espiritual e para a realização da Grande Obra. Num nível microcósmico, o Grau de Minerval trabalha a energia daqueles momentos quando estamos nos preparando (ou sendo preparados por forças maiores) para iniciar um novo fluxo de ação.

A energia do Grau de Minerval trabalha sobre o caos interior. O caos é a massa amorfa, a matéria-prima dos alquimistas, nossa matriz e mãe. Sua pura potência ainda não se converteu em trabalho, e por isso ainda não está criando. Antes, precisamos estabelecer condições para isso. Esse é o ponto de partida da Iniciação. 

Vamos aproximar isso da prática: lembre-se de quando você esteve num momento existencial perdido, indeciso, angustiado, sem qualquer referência, talvez até desesperador. Se você só experimentou isso uma vez, você provavelmente é uma pessoa privilegiada e alienada. A pedra bruta da dor sem sentido costuma nos ferir incontáveis vezes. Lembre-se de quando você agiu, ou age, como um cão cego e abandonado, caçando o próprio rabo e uivando com medo e raiva para sombras nas paredes, assustando e afastando todos ao seu redor, só tendo o seu instinto para reagir ao sofrimento, mas também sofrendo ao perceber quão impotente ele é.

Não tem jeito, o caminho aqui é para baixo: o fundo do poço dos becos sem saída com sorte podem produzir o estalo ou motivação para o caminho iniciático – o caminho de fazer consciência –, que começa no transe da dor de ver no espelho a própria ignorância, e por fim percebê-la como a condição da escravidão que você vive ou viveu em tantas esferas da vida. Reconhecer a escravidão é o primeiro passo para eu entender como ela se dá, me revoltar contra isso e poder ser livre.

Durante as fases mais terríveis da Obra, é importante que nossa atitude seja de espera e contemplação (e inclusive de aceitar ajuda!), pois qualquer reação provavelmente vai ser um espasmo enraizado em ignorância e tenderá a produzir mais frutos de sofrimento. O momento de agir é outro. Esse será o momento que Crowley descreveu como “[a alma] escolhe entrar em relação com o sistema solar”. Algo maior se apresenta. Isso significa que as colisões enérgicas do caos em algum momento têm janela de oportunidade para produzir cosmos, organização, e com isso lucidez. Esse é o momento oportuno: às vezes temos mais consciência e o valorizamos, às vezes estamos mais inconscientes e somos simplesmente arrastados. De qualquer maneira, pela virtude da relação com algo maior, podemos contemplar nossa limitação e começar um trabalho de transformação. Esse “algo maior” aqui é simbolizado pelo sistema solar, com o Sol da consciência no seu centro, e na prática podemos entender isso como toda relação que nos coloca diante de um ciclo maior que o umbigo de nossa ignorância.

Aqui, ocorre a Fecundação de um novo alento. No Minerval, trabalhamos a realidade espiritual de quando o Anjo sopra seu fôlego em nós, e seu hálito é o próprio amor de Nuit, fermentando nossa massa interior com movimento secreto, que poderá produzir o pão que alimenta a alma. Esse é o começo do caminho na nossa Ordem – mas aqui já não está prenunciado o maior sacramento espiritual? Essa sugestão me foi soprada pelos meus iniciadores e até hoje medito nela: no Minerval, já está revelado todo o “segredo” da Ordem para aqueles que tenham olhos para ver e alma para sentir. Você pode literalizar o nosso segredo como uma técnica específica de magia sexual, e não estará errado. Mas se você sentir esse segredo como o abraço íntimo do Anjo com sua alma, que revela tesouros do mundo interior e inspira um rico aroma por onde você passar, eu acho que você estará mais certo.

Minerval é aquele que um dia se percebeu um verme rastejante – e tudo bem, a experiência da lama é também um sacramento da Terra! –, mas também percebeu sua nobreza estelar.  É da maior importância exercitar essa consciência, em benefício próprio e comunitário, afinal, inspirar essa Luz uns nos outros e partilharmos do sacramento de suas várias cores, na diversidade de nossa liberdade, é um dos principais objetivos da O.T.O. enquanto irmandade.

Quantas ressurreições revelam a Luz dessa consciência! Quantas qualidades se manifestam à Luz do dia! Tão intensa pode ser essa Luz que, não à toa, Crowley grifou nos seus comentários ao Liber AL vel Legis: “nossa religião, para o Povo, é o Culto do Sol”. Mas o povo é exotérico, é de ordem externa, e sobre isso a Iniciação faz justiça: se para o povo nossa religião é o culto do Sol, nossas pessoas iniciadas jamais poderiam esquecer sua Fonte. A O.T.O., no começo e no final, aborda o segredo do ventre da luz, o Espaço, o tecido negro sideral sem o qual o Sol, nossa estrela particular, nada seria. Sim, o princípio e o fim são da Mulher Escarlate, nossa Mãe, Nossa Senhora BABALON. É Ela que dá à Luz. É Ela que a recebe.Independente do que vá futuramente nascer daí – pois não existe lei além de Faze o que tu queres – espero que todo Minerval possa senti-La e que possa reconhecer seu ventre como um lugar de repouso, de transformação e de todas as possibilidades. A escuridão do nosso ventre comum irmana a todos nós. Nela, nós somos um; nós somos nenhum. “Sim! a noite cobrirá tudo, a noite cobrirá tudo” (Liber LXV, cap 1., vers 15). Aos Minervais do mundo inteiro: sejam bem-vindas(os).


Autor: Frater Bodhicitta

Conheça nossa livraria!
Traduzir
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support