A filiação à E.G.C. é independente da filiação à Mystéria Mystica Maxima (que corresponde aos Graus iniciais da Ordo Templi Orientis) e está aberta a qualquer pessoa que deseje passar pelos Sacramentos e cumpra os requisitos mínimos. Os Sacramentos são ritos de caráter místico/religioso que são executados em um templo da Ecclesia Gnostica Catholica associado a um Corpo Local da Ordem. O primeiro Sacramento é o do Batismo, o que torna a pessoa um membro da Congregação da E.G.C.
Dessa forma, se tornar um membro da Congregação requer que se contate um Corpo Local (o mais próximo possível) para que possa requerer o Batismo. A Secretaria do Corpo Local fornecerá os requerimentos burocráticos necessários para tanto.
Cumpridos os requerimentos é preciso que a pessoa que se candidate encontre dois padrinhos ou madrinhas de Batismo (que podem ou não ser os mesmos de Iniciação) que já sejam ao menos membros do Laicato (Confirmados ou mais) da E.G.C.
Em seguida é necessário que se agende uma Missa Gnóstica com a presença de um Sacerdote ou Sacerditisa ordenados para que o Sacramento seja devidamente realizado.
Quem Pode se Batizar?
De acordo com os regulamentos da Ecclesia Gnostica Catholica, qualquer pessoa com mais de 11 anos de idade completos pode ser Batizado, ainda que menores de idade precisem de um termo de autorização de seus pais ou responsáveis legais.
Quem Pode se Confirmar?
Para a pessoa receber o Sacramento da Confirmação e se tornar parte do Laicato da E.G.C. é preciso ter passado antes pelo Sacramento do Batismo e pela puberdade (para meninas, já ter passado pela menarca, e para meninos, ter mais de 13 anos). Menores de idade precisam da autorização de seus pais ou responsáveis legais.
Nota Importante: no Brasil, por questões de legislação local, não se procedem Batismos ou Confirmações de menores de 18 anos.
Quem Pode Entrar Para o Clericato?
O Clericato da E.G.C. (Diaconato, Sacerdócio e Bispado) é diretamente associado aos Graus Iniciáticos da Mysteria Mystica Maxima, exigindo que seus membros sejam iniciados à Ordo Templi Orientis. Portanto, toda pessoa que deseje seguir carreira eclesiástica dentro da E.G.C. deve, antes, passar pelas Iniciações da Ordo Templi Orientis.
Taxas de Filiação
A Ecclesia Gnostica Catholica não cobra qualquer tipo de taxa para a aplicação de seus Sacramentos.
Políticas de Filiação
Privacidade
A filiação à E.G.C. é privada. Nomes, endereços e formas de contato (telefones, e-mails, etc.) são mantidos confidenciais do público em geral e mesmo da maioria dos membros da Ordem. Oficiais administrativos da Ordem, incluindo os Oficiais de Corpo Local, recebem as informações sobre os membros na medida da necessidade.
Não Discriminação
Para todo e qualquer pedido de filiação à E.G.C. jamais serão levadas em consideração a raça, etnia, sexo, identidade de gênero, orientação sexual ou religião. Esta regra vale para o Batismo bem para como qualquer outro Sacramento.
Esta política reflete-se para toda e qualquer atividade dentro da E.G.C..
Membros de Outras Organizações
A filiação a qualquer outra organização, religiosa ou não, não garante afiliação à E.G.C., privilégios de qualquer tipo ou equiparação de cargos eclesiásticos. Da mesma forma, não é obrigatório ou requerido o desligamento de qualquer outra organização para a filiação à E.G.C.
Contudo, pessoas que pertençam a organizações que frontalmente ataquem a O.T.O. ou a E.G.C., reivindiquem os direitos da Ordem e da Igreja ou mantenham uma postura agressiva em relação a elas são aconselhadas a refletirem sobre a coerência de buscar entrar no braço religioso da O.T.O. e estar em um grupo a ela antagônico.
Equiparação de Cargos Eclesiásticos
A E.G.C. não realiza troca de patentes com qualquer organização. Também não opera com correspondência de cargos eclesiásticos com qualquer organização, seja thelêmica, gnóstica ou qualquer outra. Toda pessoa que ingressa na E.G.C. o faz através do Batismo, independente de patentes, Graus ou reconhecimentos em qualquer outra organização que seja.
Atenção
Não são requerimentos para filiação à E.G.C.:
- Participação em qualquer outra sociedade, ordem, grupo ou religião, seja qual for sua natureza;
- Afastamento ou negação de qualquer outra sociedade, ordem, grupo ou religião;
- Pertencimento a qualquer forma de pensamento político, social ou ideológico;
- Pertencimento a qualquer etnia, gênero, identidade de gênero, orientação sexual ou camada social ou econômica;
- Escolaridade mínima;
- Conhecimentos prévios sobre magia, ocultismo, misticismo, gnosticismo, Thelema ou qualquer conhecimento similar;
- Prestação de favores de qualquer natureza a nenhum membro da Ordem;
- Pagamento de qualquer quantidade de dinheiro, entrega de presentes ou ação similar a qualquer membro da Ordem ou
- Entrega de qualquer tipo de documento, fotografia, vídeo, senhas ou qualquer informação de caráter pessoal considerada abusiva a qualquer membro da Ordem (à exceção da documentação anteriormente citada).
Toda documentação entregue à Secretaria é considerada estritamente confidencial e não será utilizada para nenhum outro fim que não o registro de candidatura e Iniciação dentro dos limites do pessoal administrativo da própria Ordo Templi Orientis.