Como se Iniciar

A filiação Iniciática à Ordo Templi Orientis está disponível a todas as pessoas que assim desejarem e cumpram os requisitos objetivos. As Iniciações são ritos de caráter mágico e são executadas presencialmente em um Corpo Local da Ordem (normalmente um Oásis ou uma Loja, ainda que Acampamentos também o possam), conduzidas por um membro devidamente autorizado como Iniciador da O.T.O. A primeira Iniciação à O.T.O. é chamada de Minerval (0º Grau).

Desta forma, o caminho para se tornar um membro iniciado à O.T.O. envolve contatar um Corpo Local (o mais próximo possível) para que conheça os membros e trave contato. A Secretaria do Corpo Local disponibilizará as informações necessárias para o processo de Candidatura ao Grau de Minerval.

É necessário que a pessoa que se candidate encontre dois padrinhos ou madrinhas, que devem ser membros de Iº Grau ou superior. Dentro da O.T.O. é considerado de mau gosto perguntar o Grau de um membro, assim recomenda-se que a pessoa candidata pergunte ao membro se este poderia lhe apadrinhar. Muitas vezes o membro irá, antes de assinar o formulário de aplicação, buscar conhecer melhor a pessoa que se candidata antes de comprometer-se com o apadrinhamento.

Quem pode se Iniciar?

Segundo as regras da Constituição da Ordo Templi Orientis, tornar–se um membro da Ordem é um direito concedido a toda pessoa que seja:

  • Maiores de idade: de acordo com a legislação vigente em cada país, sendo 18 anos no Brasil;
  • Livres: não estar encarcerado, responder legalmente por si, não estar impedido de qualquer outra forma ou meio que o impeça de assumir compromissos por si mesmo; e
  • De bom Antecedente: não ter cometido felonia (atos de deslealdade ou traição para com a O.T.O.), não ter sido expulso da O.T.O. e não estar sob nenhum tipo de relatório desfavorável junto à Ordem. Como também ter duas pessoas que atestam e se responsabilizam por sua entrada, sendo esses membros de pelo menos Grau Iº.

O Que é Necessário

Uma vez que os requisitos acima sejam vigentes, é necessário para se tornar formalmente um Candidato a Minerval:

  • Seguir os Processos Administrativos: cada Corpo Local conta com sua própria organização interna em harmonia com as regras gerais da Ordem, essas etapas existem para garantir que candidatos estejam informados, devidamente registrados e que sua Iniciação siga devidamente.
  • Formulário de Admissão: disponibilizado pela Secretaria do Corpo Local de acordo com os processos internos. Sendo este em Inglês e devendo ser corretamente preenchido e assinado com os nomes civis pelo(a) Candidato(a) e seus dois Padrinhos/Madrinhas;
  • Fotocópia de Documento de Identificação: sendo qualquer documento que contenha FOTO e CPF e cumpra esta função de acordo com a legislação brasileira;
  • Pagamento das taxas de filiação: são feitos dois pagamentos, um local, correspondendo à taxa que o Corpo Local usa para cobrir os custos da própria Iniciação e uma internacional para consumar sua filiação a Ordem, sendo esta paga em dólar. Esses valores são informados quando do pedido de Iniciação.

Políticas de Filiação

Privacidade

A filiação à O.T.O. é privada. Nomes, endereços e formas de contato (telefones, e-mails, etc.) são mantidos confidenciais do público em geral e mesmo da maioria dos membros da Ordem. Oficiais administrativos da Ordem, incluindo os Oficiais de Corpo Local, recebem as informações sobre os membros na medida da necessidade. Por exemplo, um membro desejando iniciar-se em um Corpo Local que não o seu deve ter sua situação comunicada pelo Quartel General Internacional da Ordem ou Representante do Frater Superior em resposta ao pedido feito pelo Mestre daquele Corpo Local. De forma semelhante, os Oficiais do Quartel General Internacional recebem estas informações para que possam cumprir suas funções.

Não Discriminação

Para todo e qualquer pedido de filiação à Ordem jamais serão levadas em consideração: raça, etnia, sexo, identidade de gênero, orientação sexual ou religião. Esta regra vale para a Iniciação ao Grau de Minerval (0º) ou para qualquer outro Grau.

Esta política reflete-se para toda e qualquer atividade dentro da O.T.O.

Membros de Outras Organizações

A filiação a qualquer outra organização, iniciática ou não, não garante Iniciação à O.T.O., privilégios de qualquer tipo ou equiparação de Graus Iniciáticos ou Sacerdotais. Da mesma forma, não é obrigatório ou requerido o desligamento de qualquer outra organização para a Iniciação à O.T.O.

Contudo, pessoas que pertençam a organizações que frontalmente ataquem a O.T.O., reivindiquem os direitos da Ordem ou mantenham uma postura agressiva em relação a ela são aconselhadas a refletirem sobre a coerência de estarem simultaneamente na O.T.O. e em um grupo a ela antagônico.

Troca de patentes iniciáticas e correspondência de Graus

A O.T.O. não realiza troca de patentes com qualquer organização. Também não opera com correspondência de Graus com qualquer organização, seja thelêmica, maçônica ou qualquer outra. Toda pessoa que ingressa na O.T.O. o faz como Batizada e/ou Minerval (Grau 0º), independente de patentes, Graus ou reconhecimentos em qualquer outra organização que seja.

Atenção

Não são requerimentos para filiação à O.T.O.:

  • Participação em qualquer outra sociedade, ordem, grupo ou religião, seja qual for sua natureza;
  • Afastamento ou negação de qualquer outra sociedade, ordem, grupo ou religião;
  • Pertencimento a qualquer forma de pensamento político, social ou ideológico;
  • Pertencimento a qualquer etnia, gênero, identidade de gênero, orientação sexual ou camada social ou econômica;
  • Escolaridade mínima;
  • Conhecimentos prévios sobre magia, ocultismo, misticismo, Thelema ou qualquer conhecimento similar;
  • Prestação de favores de qualquer natureza a nenhum membro da Ordem;
  • Pagamento de qualquer quantidade de dinheiro, entrega de presentes ou ação similar a qualquer membro da Ordem ou
  • Entrega de qualquer tipo de documento, fotografia, vídeo, senhas ou qualquer informação de caráter pessoal considerada abusiva a qualquer membro da Ordem (à exceção da documentação anteriormente citada).

Toda documentação entregue à Secretaria é considerada estritamente confidencial e não será utilizada para nenhum outro fim que não o registro de candidatura e Iniciação dentro dos limites do pessoal administrativo da própria Ordo Templi Orientis.

Para Maiores Informações

Para maiores informações sobre o processo de afiliação à Ordo Templi Orientis, sugerimos a leitura do Guia Básico de Iniciação, providenciado pela Seção Nacional Brasileira da Ordem. Você pode encontrar esse guia no link disponibilizado abaixo.