Os Gestos e Sinais

Os Sinais do Neófito

O ENTRANTE. Hórus

O Sinal do Entrante é realizado dando um passo à frente
com o pé esquerdo e, em seguida, inclinando o corpo para frente enquanto empurra com as duas mãos, dedos estendidos, como se estivesse procurando alguma coisa.

SILÊNCIO. Harpokrates

Em pé, com a mão esquerda ao lado, coloque a ponta do
dedo indicador da mão direita logo no lábio inferior.

Os Sinais dos Graus Elementais

TERRA. Set Combatente

Avance o pé direito e ergua o braço direito para cima e
para frente em um ângulo de 45°, com o braço esquerdo para trás e para baixo, também em um ângulo de 45°.

AR. Shu Suportando o Céu

Braços levantados, cotovelos dobrados a 90°, antebraços verticais, com pulsos curvados como se sustentasse o céu.

ÁGUA. Auramoth

Unindo os polegares e os indicadores de ambas as mãos, coloque-as juntas ao tronco, formando um triângulo apontando para baixo.

FOGO. Thoum-aesh-neith

Unindo os polegares e os indicadores de ambas as mãos, coloque-as juntas à testao, formando um triângulo apontando para cima.

ESPIRITO ATIVO. Abertura do Véu

Braços estendidos à frente, com as mãos unidas com os dedos estendidos. Afaste lentamente as mãos.

ESPIRITO PASSIVO. Fechamento do Véu

Braços estendidos à frente, com as mãos separadas com os dedos estendidos. Aproxime lentamente as mãos.

Sinais de L.V.X.

OSÍRIS MORTO. A Cruz

Mantenha os braços esticados nas laterais, na altura dos ombros, para formar uma cruza.

ÍSIS LAMENTANTE. A Swastica

O braço direito está dobrado a 90°, o braço paralelo ao chão, antebraço apontando para cima, dedos estendidos. O braço esquerdo é o mesmo, mas com o antebraço apontando para baixo. Cabeça voltada para a esquerda e para baixo. O pé direito repousa sobre a bola, com o joelho dobrado.

TÍFON. O Tridente

Levante os braços acima da cabeça em um ângulo de 60° entre si, e jogue a cabeça para trás, como se estivesse olhando para cima. Fique em pé na ponta dos dois pés.

OSÍRIS RESSURRECETO. O Pentagrama

Atitude de ressurreição. Levante os braços acima da cabeça em um ângulo de 60° entre si, e jogue a cabeça para trás, como se estivesse olhando para cima. Fique em pé na ponta dos dois pés.

Os Sinais de N.O.X.

PUER. Khem. Hórus e Menthu

Braço direito forma um “L”, com mão fechada, polegar apontando em direção à cabeça. A mão esquerda fechada repousa na base do tronco, o polegar apontando para longe do corpo. Em algumas interpretações, o polegar direito é mantido entre seu indicador e o médio (chamado no Brasil de “figa”).

VIR. Pater. Amoun

Atitude de Pã ou Baccus. Coloque as mãos fechadas nas têmporas com os polegares voltados para fora, parecendo chifres. Fique em pé com os pés juntos, os punhos com os polegares estendidos para a frente, presos às têmporas, a cabeça inclinada e empurrada para fora, como se simbolizasse a cabeçada de uma fera com chifres.

PUELLA. Vênus Pudica.

Atitude de Castidade. De pé, coloque a mão direita aberta sobre o seio esquerdo, e a mão esquerda aberta cobrindo a virilha. Fique em pé com os pés juntos, cabeça baixa. Postura da Vênus de Medici.

MULLIER. Ísis Parindo

Sinal de Babalon. Atitude de Baphomet. Os braços acima da cabeça, os cotovelos ligeiramente flexionados, com as mãos abertas, sugerindo uma Lua crescente. Pés na largura dos ombros, voltados para a frente. Cabeça jogada para trás. Isto é conhecido em alguns sistemas como a postura da Deusa Estelar.

ÍSIS REGOJIZANTE. Mater Triumphans

Ísis amamentando Harpokrates. Com a cabeça voltada para baixo, a mão direita aperta o mamilo esquerdo, enquanto a mão esquerda embala logo abaixo do plexo solar, como se estivesse segurando um bebê.