A Paz e o Caminho

Um Ensaio sobre o Amadurecimento Espiritual e Intelectual do Indivíduo.

  1. Faze o que tu queres será o todo da Lei.
  2. O Homem deve fazer o possível para se manter como o Centro da Própria Existência. Mas isto não significa que Ele deva forçar os outros a reconhecê-lo como um Centro da Existência Coletiva, chamar a atenção demais para sí é Tolice e prova Insegurança.
  3. O Ego e seu culto é uma grande armadilha que faz do Indivíduo um Ser ridículo, portanto é melhor trabalhar em prol do Todo, afinal quando se esta a favor de Todos, Todos estarão em favor de Ti.
  4. O que faz um Homem sabio não é sobre o que ele pode falar, mas sim quando ele sabe quando deve falar. É importante saber que Conhecimento é inerte sem Sabedoria, e que Sabedoria sem Conhecimento é abstrata.
  5. O teu Julgamento deve ser usado para teu proveito, isto significa que o Indivíduo deve julgar constantemente suas ações e aprender através delas, pois conhecer a si mesmo é construir uma forte armadura onde afrontas e armadilhas do Ego não atravessam, nem para dentro, nem para fora.
  6. O Mais Sábio, o Mais Bem Armado, o Mais Inteligente Guerreiro, não precisa desembainhar a Espada para demonstrar o Seu Valor. O olhar é o espelho da Alma, a Severidade no olhar do Justo é capaz de fazer medrar os Fracos de Virtude.
  7. A Paz é o maior bem que se pode ter, Tolerância é uma das bases disto, Verdade é a outra, que os três existam sempre em qualquer situação, isto é viver justamente e em equilíbrio.
  8. É bom ver o lado ruim, assim como o bom em qualquer atitude alheia, bem como em uma atitude sua, pois é fácil jogar pedras nos outros, porém é dificil e ruim receber pedradas, e todo ato tem uma reação inversa e contrária, e isto não é na Física da Matéria somente.
  9. Se não podes neutralizar o Mal provocado à tua volta, não deixes que teu coração se polua com a influência disto, lembra-te que não pode ser da Vontade interferir em outra Vontade, seja fazendo o “mal” a alguém, ou fazendo o “bem” a si mesmo, desta forma, sê cuidadoso, e não te perderás no Caminho.
  10. Amor é a lei, amor sob vontade