A Ilusão da Permanência ou a Permanência da Ilusão

É uma das maiores angústias humanas a questão da durabilidade daquilo que tende a fenecer no espaço-tempo.

Pede-se que o amor seja eterno.

Que a prosperidade seja contínua.

Que etc…etc…etc… para sempre…

Acontece, e apenas acontece, sem causa originária ou aparente ou nada que realmente importe, que o tempo é o verdugo de tudo aquilo incluso nos limites da vida.

Se existe vida após a morte, se o espírito é eterno, se o atman é intocável, se os deuses existem e se os duendes gostam ou não de maçãs, são divagações filosóficas que em nada alteram a realidade objetiva. Como diria um amigo psiquiatra famoso, se seus pais te torturaram na infância, se o vizinho escarnecia, se a tua avó era uma chata e se teu ex-marido foi um sem-vergonha eu lamento, mas não se pode mudar os fatos passados. A grande questão é: “De que forma você quer lidar com isto no presente e daqui para o futuro?”

Por que a permanência e eternidade são aspectos mentais e formas de encarar a vida, tão ilusórios quanto tudo o que te rodeia, inclusive tu mesmo. Portanto, ninguém, a não ser tu mesmo, pode dar a virtude da eterna permanência ao que te rodeia e àquilo que te corrói ou delicia por dentro.

Este é um novo tempo, o tempo de um novo entendimento.

Tudo é fugaz e passageiro.

O movimento e não a inércia.

E nisto todo prazer e delicia.

E então você olha para a esposa ao lado e se angustia pensando que se ela não é eterna você a qualquer momento poderá perde-la. Ou talvez apenas olhe e se angustie pelo tempo que provavelmente ela ainda demorará para passar, quem sabe?

O fato é que em vez de viver você passa o tempo a pensar… a pensar… e quando você se dá conta tudo o que você tem nas mãos são lembranças daquilo que fenesceu, fenesceu mas não viveu.

A arte de viver implica na arte da dança, a dança das estações, das emoções, das relações, dos ideais. A arte da vida é a arte de brincar com as leis do espaço e do tempo, pintar, moldar, criar, matar.

O que mais poderia ser?

Aceite as leis; observe-as; aprenda-as e apreenda-as; então brinque como quiser, onde quiser, no tempo que quiser e com quem você quiser.

Não existe nenhuma outra lei além de faze o que tu queres.